domingo, 12 de julho de 2009

DE COMANDANTE FILOSOFO, MV BILL NO FAUSTÃO, MOSTRANDO TROPA BRASIL NO HAITI


Alguma coisa de muito grave, séria, trágica, terrificante... esta acontecendo neste Estado do Rio de Janeiro
Acordar Domingo de manhã ouvindo na tv que MVBILL vai aparecer no Faustão mostrando as Tropas do Brasil no Haiti é terrificante.
Vou fazer tudo pra não ver "isso", mas provalmente Bill vai aparecer muito em Cité de Soleil, que possui 250 habitantes é a maior favela do Haiti, fica em Porto Principe, capital do Pais.
É com base nas experiencias positivas das tropas brasileiras nesta favela, que estão sendo implantadas a zonas de pacificação nas favelas do Rio, uma delas, Santa Marta, outra, Rocinha, que alías, tem menos 100 habitantes que Cité Soleil.
Mesmo sem ver, é triste, vexatório, depressível saber que um artista favelado, de vida sofrida e do talento de MVBill se preste a fazer esse papel.
Isso acontece num mesmo momento em que o Coronel-Filósofo Mario Sérgio assume o Comando Geral da Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Um Coronel Filosofo que se orgulha de ter comandado e "dado" o perfil atual ao BOPE, talvez a força policial militar mais violenta e assassina do Mundo. E Sociedade Civil, deste Estado se orgulha disso.
Estado do Rio, governado pelo filho mais diléto da Familia Cabral, de incontaveis e bons serviços prestados a luta contra opressão politica e em defesa da cultura e da liberdade de expressão artistica, cultural e de manifestação popular.
É sob a governança deste dileto filho da Familia Cabral, que esta em curso no momento,o mais facista e cruel "projeto" de repressão a arte e a cultura brasileira, que talvez não tenha parametro nem na censura da ditadura militar. Ditadura da qual, alías, Sergio Cabral, pai foi vitima, chegando a ser preso, junto com a Turma do Pasquim, nos anos 70.
Favelas estão sendo ocupadas por forças militares sob pretesto de pacificação das mesmas, atividades artisticas e culturais estão sendo serceadas proibidas, reprimidas por oficiais mlitares que deveriam ficar restritos ás suas atribuições policiais mas que arvoram pra mesmos o papel de "oficiais de arte e cultura", determinadores do que boa e má arte e cultura pra gente, povo da favela. De tal forma que ,ao mesmo tempo que proibe, a manifestação de um genero de musica como o funk, autoriza uma outra apresentação deste mesmo genero de música, como aconteceu na Favela Santa Marta, nesta ultima semana.
Que alguma de muito grave, séria, trágica e terrficante esta acontecendo neste Estado do Rio, isso está mesmo! E ao que tudo indica, se der certo aqui,é... esta pra se "espalhar" pra outros estados da federação. Seja o que for de tão terrivel e mal que esta acontecendo por aqui, o certo é nós favelados, estamos no meio disso, tudo, nós e quantos se aliarem a nós, vindos do asfalto ou da roça, e todos vamos ser atingidos por suas consequencias apocalipcas...
A não ser que a gente... antes que... espera que volto pra terminar, tá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário