quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

FUNKEIRO MORRE EM CONFRONTO COM PM EM ACARI

Oito anos depois da morte de MC Betinho, do Grupo de Funk Força do Rap, esta é a manchete de jornal que ainda deixa indignada D. Aparecida,sua mãe.
Na verdade, como se diz na favela: O papo reto, a verdade verdadeira dos é que MC Betinho foi covardemente assassinado por pms do 9º BPM, desarmado,sentado no sofa de uma moradora,esperando terminar operação policial. Betinho,não só detestava armas,como era conhecido como apasiguador de brigas entre os amigos e vizinhos, como mediodor dos conflitos internos que por vezes ocorria dentro do própiro grupo.
MC Betinho foi assassinado em 17 de Dezembro de 2001,em Acari.
Ontem dia 30 de Dezembro, se fosse vivo, Betinho faria 31 anos.
A indignação de D. Aparecida é mesma de milhares de mães de favela do Rio que teve seus filho assassinado por policiais e crime registrado na delegacia como auto-de-resistência e, com isso o jovem enterrado como bandido.
2009 foi um grande ano para o Funk e 2010 tem perspecitva de ser ainda melhor.
O Movimento Funk é Cultura trouxe de novo o funk para a frente do cenario da cultura do Rio, surgiu a APAFUNK e muitos pioneiros do funk que fizeram sucesso nos Anos 90 foram resgatados do ostracismo, e hoje voltam a fazer merecido sucesso.
A principal luta da APAFUNK dentre outras, é discriminalisação do funk. Com certesa uma boa oportunidade de descriminalisar os funkeiros, enquanto artístas de periferia e favela, vivos e mortos, em em risco de serem presos ou morrer como bandido, como aconteceu com MC Betinho, há 8 anos atrás.
Dentre os amigos e admiradores de Betinho em Acari,dentre os quais eu me inclúo, é cada vez maior a crença de que ele foi executado por vingança, ou replesália dos policiais, em virtude da Forçado Rap ter participado ativamente dos protestos contra a morte do Pequeno Maicon, ocorrida em Abril de 1996,e ter boicotado um comício politico partidário do ex-governador Antony Garotinho.
Cremos que, a intenção dos pms do 9º BPM á época era "quebrar" o primeiro integrante da Força do Rap que lhes caisse nas mãos. Por azar de Betinho e de suas familia e nós seus amigos.
Quando Betinho foi assassinado estava desenvolvendo um promissor projeto social com crinças e pré-adolescentes em Acari. Ensinava composição e insentivava o surgimento dos primeiros bondes.
Foi Betinho que trouxe ainda o primeiro projeto de inclusão digital pra dento da favela.
Hoje, dentro da favela, diversos oportunistas tentam roubar de Betinho o merito de ser o pioneiro em dar ao funk, ao menos no Complexo de Acari, de dar ao funk o caráter de resistencia e função apregoados nas letras de músicado Grupo Força do Rap,e de outros funkeiros cariocas.
Logo após a morte de MC Betinho, grandes vampíros do funk como Romúlo Costa e DJ Malboro, prometeram mundos e fundos á familia do artísta. Na epoca a Força do Rap fazia sucesso por todo o Brasil, no rádio e na tv, chegou a vender quase 13o mil discos.
Atualmente o grupo faz apresentações eventuais aqui e alí, muitos dos sesu antigos fãs ainda acreditam que o grupo acabou e se surpreendem e se emocionam quando descobrem que o grupo ainda existe. E ficam perplexos quando sabem que, apesar de todo o sucesso que o grupo fez,seus integrantes sobrevivem de ser motorista de onibus, guardador de carro, biscateiro...
Neste 2010, a principal missão do Movimento Funk É Cultura, pelo menos no Complexo de Acari é: Tirar do ostrecismo a figura de MC Betinho, dar á D. Aparecida,sua mãe e a sua familia a triste alegria de ver e memória de seus filho recuparada como grande artísta que foi,e não de um bandido morto em confronto com a policia.
E sobretudo colocar Betinho, no presente e no futuro, no lugar de destaque, não só no mundifunk,mas na MPB como maravilhoso compositor e poeta, adoravel criatura humana que sempre foi.
Dia 14 de Março de 2010 deve acontecer não só a homenagem a Betinho,com a todas ás mães de favela e periferia que, não lutampor justiça nos casos de seus filhos como também pela resgate da imagen deles,mortos e enterrados como bandidos.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não pude conhecer o Betinho pessoalmente, o destino não permitiu isso.
    Jamais esquecerei o dia que Pingo, Marquinhos, Alex e JL. depois de quase 10 anos, ouviram um pedido de uma fã apaixonada e cantaram juntos em sua homenagem.
    A dor de todos aqueles que fizeram parte da vida do Betinho, principalmente D. Aparecida, passa a ser nossa também.
    Só a justiça será capaz de "amenizar" um pouco essa dor.

    ResponderExcluir
  3. foda-se esses funkeiros de merda

    tem que morrer tudo mesmo

    ResponderExcluir