terça-feira, 25 de agosto de 2009

O VIGANDOR DEVE CAVAR DUAS COVAS!



O que aconteceu em fim foi uma tentativa de vingança por uma promoção adiada por uma denuncia que encaminhei há tres anos atrás sobre dos maradores atingidos por bala perdida, sem mortes".
Foi muito assim "a ocasião faz o ladrão", ou a caça facil, embora que inesperada, faz do "gatinho" um felino feroz predador.
Felizmente, tanto pra caça, quanto pro predador, o bote, inacreditavelmente errou a presa.
"Olho por olho, dente por dente"
"Não faça ao dos outros o que não queres que atentem aos teus"
" O Vingador deve cavar duas covas"

Pode-se sintetizar nestes tres ditados a resolução do atentado que sofri neste fim de semana.
Não pedi que fosse assim, não quis que fosse assim, não pude impedir que fosse assim.
Se assim foi, foi porque na favela essa é a pior maneira que se entende como a melhor de se defender proteger uma vida. O fato de discordar dessa "melhor" maneira não me livrou de ser alvo dela.
Tenho a nitida imprensão de que que essa maneira tem o objetivo ,mais de proteger o predador da reação de sua caça, e ao mesmo tempo manter o precário equilibrio da paz sem voz de uma comunidade que corre o risco de ser em breve mais uma Unidade Pacificadora da PM. Mesmo um sussuro de dor ou revolta pode abalar os alicerces da torre da segurança pública local.

Da minha parte, desestruturada, corruiída, me aterroriza menos fazer falta as minhas amigas e amigos, e muito mais a falta que me fariam onde que seja "o" depois da morte.
Nem me incomoda mais o fato de um bom número de pessoas saberem o que ocorreu comigo, e apenas uma ou outra ter demonstrado algum tipo de manifestação, negativa que fosse. Só me incomoda o fato de lideres comunitarios defensores de direitos humanos sofrem atentados o agressão estar se tornando tão naturarizado, como se isso acontecesse todo dia, tanto quanto a morte cotidiana de qualquer envolvido no crime.

Talvez por isso por isso, haja o risco, de sistema de defesa tipo olho por olho, não faça ao dos outros o que não queres que atentem aos teus, ou o vingador deve cavar duas covas, serem naturizados e admitidos como melhor metodo de prevenção a atentados a vidas de lideres comunitários defensores de direitos humanos.

Se assim for, vai ser muito ruim porque a vingança biblica, não é o mais humano dos meios de fazer justiça.
Infelizmente assim, grava-se na pela da favela, com ferro e fogo, sem sangue, mas com lagrimas e suor, calcinantes com sangue "freco", maais um carimbo de "caso encerrado", porque entre mortos e feridos se salvaram todos, as custas da execução sumária, com o devido registro de auto-de-resistencia, da esperança, da vontade de lutar, e da certesa de nossas causas só valem a pena se seguirmos a sabedoria do angostinho neto:


"Não basta que seja pura e justa a nossa causa, importante é que a puresa e a justiça estejam dentro de nós"


Posso garantir a todos e a todas que eu amo e que me amam também, que tenho feito tudo pra seguir esses ensinamentos do mestre poeta africano, mas tá cada vez mais dificil seguir essa linha, mas o dia que se tornar impossivel, não exitarei um segundo para fazer do meu sangue o impermiabilizante que protegera a puresa e a justiça da nossa causa, e das minhas lagrimas o nutriente que alimentará a puresa e a justiça na minha mente e no meu coração, dentro das limitações, claro, que possa ser um ser humano falho, mediocre, e e mais defeituoso e sem virtudes que esse camarada de luta que tenho sido eu!

Aché e luta!

Deley de Acari

Nenhum comentário:

Postar um comentário