segunda-feira, 21 de junho de 2010

UM PROGRAMA POPULAR DE CULTURA PARA O BRASIL, POLITICAS PÚBLICAS, RESISTÊNCIA ARTÍSTICA E CONTRA HEGEMONIA

UM PROGRAMA POPULAR DE CULTURA PARA O BRASIL, POLITICAS PÚBLICAS, RESISTENCIA ARTÍSTICA E CONTRA-HEGEMONIA.
CULTURA PROGRAMA PSOL



# Texto para reunião do Setorial de Cominicação e Cultura do PSOL
realizado em Volta Redonda em 19/06/2010.

Antes de tudo quero deixar claro na minha exposição que, a cada item exposto o estou fazendo pensando numa população estadual majoritariamente feminina, negra e não branca, que mora nas periferias e no interior das grandes e médias cidades do estado.
E que a dominação e a hegemonia e supremacia branca, machista e racistado povo tem só sido possível através da manutenção histórica do machismo, racismo, seximo,etc como mecanismo de controle e dominação.
E que embora, de fora do partido, como simpatizante, tenho verificado a participação do partido, nos movimentos sociais e nas atividades culturais, muito mais a partir de mandatos parlamentares e da militância de membros do partido em suas entidades de classe, grupos sociais antimachistas, anti racistas, ambientalistas,etc
Onde ficam também as comunidades quilombolas e indígenas
E que são para que qualquer programa de política cultural
vindas de um partido socialista e de comunicação vindas um partido socialista devem ser dirigidas prioritariamente.
Fundamental o pleno funcionamento das varias instancias do partido, principalmente os núcleos de base, secretaria de formação política, comissão de ética e setoriais.
Os Núcleos de base são fundamentais para e como elo entre as bases do partido e as direções centrais. São importantes principalmente para criação de bases e fortalecimento de lideranças locais do partido, para que o partido viva e interaja com a política cotidiana nas periferias, e não apenas nos períodos eleitorais.
Os núcleos de base são importantes, principalmente nas periferias e no interior do estado para que o partido não se elitize e não se distancie das aspirações populares.
É através dos núcleos de base que o partido pode se manter antenado com as comunidades da capital e do interior.
Orçamento participativo. Seria um mecanismo de melhor distribuição das arrecadações tributarias.
Pesquisas de instituições de economia constataram, por exemplo, que o funk rende cerca de 12.5 milhões de reais mensais, só na chamada economia informal, a pesquisa não faz referencia as rodas de samba e ao forró que juntos devem render mais ou menos o mesmo montante.
Principalmente nos fins de semana, o consumo de vários tipos de bebidas, fast foods, balas e doce propiciam, ou propiciariam a arrecadação de impostos suficientes que poderiam ser reempregados na criação de equipamentos culturais locais bem como reduzir a influencia de atividades ilícitas no patrocínio de festas e bailes, etc.
É importante o controle das arrecadações de clubes, escolas de samba,etc dos direitos autorais doa artistas e a melhoria das condições das instalações destas agremiações.
Revogação imediata de todos os contratos e acordos com ONGs/empresas que vêem centralizando e drenando todos os poucos e parcos recursos financeiros da área de cultura e, amo mesmo tempo promovendo a precarização do trabalho dos profissionais de arte e cultura impedido a democratização na distribuição destes recursos nas comunidades e periferias das cidades e para o interior.
Essas grandes ONG/empresas além de tudo têm sido as principais legitamodoras, nas comunidades das políticas hegemônicas neoliberais de militarização das periferias urbanas, através do controle cultural.
Criação de mecanismos para que possam ser viabilizados na pratica os projetos de leis que beneficiam o funk, e por tabela, outras manifatações culturais negras e comteporaneas, como forro,etc
Então, daí a conseqüente necessidade de realização de concursos públicos para contratação de funcionários para viabilizar o funcionamento dos órgãos públicos e seus equipamentos já que uma das justificativas para parceria com tais ONGs é a falta de pessoal nas admistração direta e autarquias.
Animação cultural no estado como poderoso elo entre as comunidades e o estado. Centenas de escolas estaduais possuem bons equipamentos culturais com teatros, auditórios, blibiotecas ,etc que são sub ou nada aproveitados.
Bibliotecas de escolas estaduais por exemplo, já funcionaram nos fins de semana abertas para a comunidade, democratizando o acesso dos moradores a leitura e ao empréstimo de livros, etc exibindo filmes, peças de teatro. Realizando debates,etc
Revigoração dos equipamentos culturais do estado como teatros e centros culturais das periferias urbanas.
Fim imediato das UPPs já que estas exercem forte poder de censura política e de impedimento da livre manifestação artística e cultural nas periferias.
Aproveitar a campanha para presidente da republica, para denunciar as upps e impedir o projeto de implantação das mesmas nos outros estados, como vem defendendo a candidata do PT, Dilma rossef
Enfrentamento de intolerância religiosa que acabam por impor como valores culturais dogmas de uma determina religião que acabam aceitos e usados como forma de opressão, domínio e cerseamento da liberdade de manifestação cultural ,artitistica e e popular.

Antes de encerrar quero dizer que entendo que os intelectuais, artistas mulheres e homens de cultura deve cobrar compromissos e responsabilidades do partido que milita ou é simpatizante, mas também devem assumir suas responsabilidades e seus compromissos de militância com esse partido.

Houve um tempo em que, partidos de esquerda, não só não se envergonhavam de ter intelectuais, artistas e mulheres e homens de cultura, como se orgulhavam de te-los e de exibi-los e se valer delas e deles, para se contruir como partido.

Houve um tempo em que intelectuais, artistas e mulheres e homens de cultura, não só não se envegonhavam de pertencer a um partido de esquerda, como se orgulhava de pertencer ao partido e ser mostrado e se mostrar por ele.

E de defender suas teses, bandeiras de luta, teorias,etc

O psol tem bons intelectuais, artistas, mulheres e homens de cultura. E deve dar espaço central a elas e eles, não só no partido, mas também no cenário intelectual, artisitco e cultural regional e nacional.

Mas há uma série de intelectuais, artistas, mulheres e homens de cultura esquerdistas, militantes do psol que ainda não tiveram a visibilidade e o destaque que merecem, tanto dentro do partido, quanto do partido para fora dela, legitimados e fortalecidos pelo partido.

Estes intelectuais, artistas, mulheres e homens de cultura estão aí mesmo nas periferias urbanas, nos grupos de teatro popular, de musica, nos préscomunitários...

E são para sorte e felicidade do partido, na sua maioria mulheres, negras e brancas pobres, feministas, ambientalistas...

Numericamente, não são nem de longe o que um partido socialista que se quer revolucionário precisa.

Mas, com certesa são tanto em quantidade como em qualidade, numericamante imensamente maior e mais relevante do que qualquer partido de esquerda ou de direita tenha no Brasil.

Um partido de esquerda quem tem uma militância majoritariamene feminina, combativa combatente e dedicada como o psol tem, não pode despresar, menospresar ou minimizar essa força. Se o fizer com certesa será julgado pela história.

Encerrar encerrando mesmo que fazer um pequeno comentário sobre um dos epsodios do seriado Antonia. Aquele que elas explicam numa entrevista de TV como surgiru o nome do grupo. Elas contam que por causa dos pais de todas as quatros se chamarem Antonio, e terem sido artistas amadores de Black music.
No cd duplo da serie, a um clip de 5 minutos em que os velhos aparecem se arrumando para os bailes, saindo do trabalho.

O curioso é que, a mãe e a tia de duas das meninas, se chamam Maria, uma delas, foi a´tembém local de um artista famoso em sua época.

No cd duplo também, há um documentário sobre a vila brasilandia, de mais ou menos 20 minutos, em que moradores antigos da favela falam de memória e da historia da comunidade..
Aí se pode perceber que, as mulheres mais velhas tiveram tanta importância para historia da comunidade e deram tanta ou maior contribuição para o que a comunidade seja o que é hoje.

Só que no seriado as mulheres mais velhas não tem o mesmo destaque dado aos homens mais velhos como contrutores da vila brasilandia.

Na minha opinião, essas e esses intelectuais, artistas e mulheres e homens de cultura, só ganharão espaço dentro do partido, e serão fortalecidos pelo partido na suas comunidades, a medida em que os núcleos de base, os setoriais do partido, e secretarias como as de formação política tenham o devido respeito o devido espaço e um poder efetivo e determinativo dentro do partido, e não seja apenas as cerejas do sorvetes que das cúpulas e das direções do partido.

aché, amor livre e luta!

deley de acari,
poeta e animador cultural
militante do circulo palmarino/RJ
e simpatisante do psol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário