sexta-feira, 30 de julho de 2010

E TAMBÉM VOU VOTAR EM CHICO ALENCAR!

Quando Benedita da Silva, nomeou militantes petistas de fora de Acari, para coordenar os orgãos públicos estaduais locais,em 2002, em detrimento da militância dos núcleos de base do PT em Acari, começou o esvasiamento destes Núcleos. As Igrejas São Geronimo e Santos Mártires Ugandenses, são o berços do Núcleos de Base do PT em Acari, tanto na parte do asfalto como na da Favela.

E no que o PT decidiu, a revelia de suas bases, coligar com o PL aí mesmo que os núcleos de base de Acari, mas não só de Acari, esvaziaram de vez.

Embora num Arquidiocese de linha conservadora, as CEBs de Acari sempre sofreram maior influencia das Arquidioceses de Caxias e São João de Meríti fiéis a Teologia da Libertação.

A CEBs do Complexo de Acari travam através dos ultimos vinte anos uma guerra santa contra o crescimento do neopentacostalismo na região. Quando a cúpula estadual do pt/rj bateu o mertelo no apoio ao bispo rodrigues, foi feita uma reunião de emergência do núcleo PT acari para que nos manifestacemos formalmente a direção regional contra a determinação arbitrária e autoritária. A ata da reuníão sequer foi "considerada" pelos capas do partido, que não se dignaram a nos dar uma resposta.

O Núcleo de Base PT Acari, que passei a coordenar em 2002, mas que já existia desde 1994, sempre organizou debates com candidatos católicos progressistas.

A proposta de realizar um debate com a presença de candidatos em 2002 sofreu muita resistencia, inclusive da Zonal do PT na região.

Na época eu integrava o Coletivo Raça e Classe do PT e o Núcleo PT Acari havia decidido por consenso, apoiar a candidatura Chico Alencar, seguindo a linha histórica do Núcleo, de apoiar candidatos católicos progressistas comprometidos com a Teologia da Libertação. Levei o voto e nome do Núcleo para plenária da Zonal, mas o voto foi vencido, e então como coordenador liberei o coletivo do Núcleo PT Acari para votar, cada um dos seus militantes, em quem bem achassem melhor.

Com a dissolução do Núcleo PT Acari, me aproximei do PSOL, e apoiei as candidaturas Freixo e Agnaldo Fernandes, nas primeiras eleições e de Antonio Futuro, nas ultimas eleições para vereador.
Nas eleições de 2005, a decepção com o mandanto Chico Alencar, por causa da sua recusa em apoiar o projeto de animação cultural e desportiva, estava, muito recente, e ainda em ferida. Expus minha posição ao grupo que resolveu apoiar o PSOL, o grupo "fechou" comigo em não apoiar Chico Alencar, e decidimos apoiar a dobradinha Freixo&Arnaldo.

O nosso grupo politico fez o que pode para conseguir o maior numero de votos possiveis para dobradinha Freixo&Arnaldo, nos esforçamos muito mas conseguimos muito pouco:

Nossa base politica, principalmente a minha, eram justamente cerca de 125 famílias das crianças e adolescentes do Projeto de Animação Cultural Desportiva. Os 3 meses que a escolinha ficou parada por falta de recursos foi o suficiente para dispersar as crianças e as familias e tornou-se ,muito difícil, quase impossível ter acesso a elas e mobiliza-las para os tres comícios domésticos que fizemos com Freixo e Arnaldo em acari.

Por outro lado, dois outros integrantes do nosso grupo, evangélicos, novos cristãos socialistas estavam em processo de rompimento com a cúpula da igreja que frequentavam, e como dissidentes não conseguiram também desviar nenhuma ovelha negra para apoiar as candidaturas freixo@algnaldo.

O resumo de tudo, é que conseguimos muito poucos votos para os companheiros em Acari, o que conseguimos foi pouco,mas foi voto verdadeiro, muito menos que freixo e agnaldo merecerem, mas tudo que nos foi possível então na época ,diante os recursos que dispunhamos em Acari para o enfrentamento com a direita já "tradicional" no bairro e na favela, então com o fortalecimento politico das forças neopentecostais conservadoras e de ultradireita.
Forças estas, que estão, mais intensas, mais atuantes, mas atrevidas e invasivas, coercivas e aliando-se a forças sujas, em Acari, e noutras favelas do Rio.

Por isso, candidaturas de esquerda, comprometidas com a teologia da libertação, como a de Chico alencar, não só são importantes, mas fundamentais, para o cristãos catolicos e protestantes progressistas que se resentem de uma liderança politica cristã socialista, regional e nacional.
Já que se mostrou impossível contar com lideranças cristãs socialistas femininas tipo heloisa Helena, benedita da silva e marina lima, o jeito é ir se ajeitando com franciscano Chico Alencar, que por enquanto, na base da reza "do pai nosso que esta no céu" do canto emotivo do hino da internacional socialista socialista, vai dando conta do recado.

Gosto de citar sempre, Dom Mauro Morelli, meu bispo de estimação: " TER ESPERANÇA É TER SAUDADE DO FUTURO".

Ainda tenho esperança de viver o bastante ver uma mulher negra religiosa, de qualquer religião, como uma grande liderança comunista negra de fé e de luta a frente dos destinos deste País.
E acho que uma candidatura socialista e de fé, mesmo que seja masculina pode ser uns dos instrumentos, um dos alicerces dessa ESPERANÇA.

Mas, não é só isso claro, tem mais ainda....

Nenhum comentário:

Postar um comentário