segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O EFEITO NEYMAR NAS ESCOLINHAS DE FUTEBOL EM FAVELA

Durante os mais ou menos cinco anos em que o Goleiro Bruno este em evidencia, multiplicaram-se nas lojas as vendas da camisa 1 do Flamengo.

Nas escolinhas de futebol, principalmente nas favelas, como Acari, aqui no Rio, a posição de goleiro passou a disputada, como antes era a de atacante: A camisa 1, tão cobiçada como a 9 de Ronaldinho, ou a 11 de Romário.

Agora, depois do Caso Bruno, já começamos a sentir, pelo menos, na nossa Escolinha, primeiro a decepção, das crianças com seu ex-idolo, e, aos poucos, alguns garotos, até tem resistido a jogar mo gol.

Será que os pscologos do esporte explicam isso? Vou acompanhar, e tentar perceber como o Efeito Bruno, vai mexer com a cabeça do nossos goleirinhos.


Da mesma maneira, como os atos de indiciplina, do jovem Neymar, do Santos, vai afetar da mesma maneira, a garotada das Escolinhas?

Varias vezes, suspendi garotos indiciplinados, dos treinos e de jogos.
Certa vez ,havia um jogo importante, num torneio de pré-mirins, dentro da favela, e o "melhor" estava no banco, barrado por indiciplina. Nosso time perdia por 2 x 0 e os garotos incistiam que eu coloca-se o 'craque" do time pra jogar, e não sedi, e o time perdeu, e tanto os garotos, quanto os pais me culparam pela derrota.

No jogo seguinte, o coloquei o craque do time pra jogar desde o inicio, com 10 minutos de jogo, ele reagiu a uma falta não violenta, do adversário, foi expulso, xingou o árbitro, tentou me agredir, e socou o próprio pai, que tentou tira-lo de campo. Depois do jogo, o pai me acusou de não diciplinar seu filho... mesmo jogando com menos um jogador, nosso time venceu a partida por 5 x 2 e os restantes meninos do time, chegaram a conclusão que eu tinha razão. Fiz com que eles vissem que, eu não estavam tão com a razão assim, que poderia ter evitado que isso acontecesse antes: Mesmo nos treinos o "melhor" do time, sempre cehgava atrasado, normalmente depois do alongamento e aquecimento, demora um bom tempo pra por as chuteiras e o uniforme. Quando eu o impedia de treinar, os garotos reclamavam e pediam pra que deixasse ele entrar, e eu sedia varias vezes.

Com a experiencia, consegui "enquadrar" o grupo, 110 meninos entre 08 e 15 anos.
Esta semana, logo depois da demissão do técnico Dorival jr. por causa do Neymar, a pressão de patrocinadores, dirigentes e da imprensa, fez com que Neymar fosse escalado, mesmo assim o Santos perdeu de 3 x 2 para seu principal rival, o Corintians.

Vou aproveitar esse exemplo pra trabalhar a cabeça dos garotos. E medir até onde o Efeito Neymar, vai mexer com a cabecinhas dos garotos, a médio e logno prazo.
Conto pra voces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário