sexta-feira, 10 de julho de 2009

Caso Belford Roxo, Cautela e Caldo de galinha

Antes de fazer de repente, não mais que de repente o Coronel Lopes, do BPM de B.F. Baixada, e paladino da lei e da justiça e defensor da "hora" dos direitos humanos, e fazer elogio a ele, na Anistia, seria mais cauteloso que ele respondesse algumas perguntas que não podem calar, a não ser que sejam caladas:Segundo materia do reporter Paulo Carvalho do Extra de hoje, pagina 12, o Cabo Bruno, uma semana antes, cometeu abuso de autoridade e atentado ao pudor, contra duas mulheres da mesma favela, Gógo da Ema, acusadas de usar crak. Elas regitraram queixa na 54º DP e o cabo esta sendo investigado.Será que o Coronel Lopes sabe e pode responder? Como é que um pm subordinado seu há uma semana esta sendo investigado pela delegacia da sua área e ele não sabe?

Há alguma
sindicancia, sobre o caso, no BPM?Como é que um policial que esta sendo investigado, om registro de ocorrencia da delegacia da área, continua em serviço, e volta a mesma favela para cometer outro crime?Se o Coronel não sabe, com certeza o cabo Bruno sabe que foi denunciado pelas mulheres e esta sendo investigado.

Então cabe aqui um "
ingenuo" assutamento? Será que, antes de agredir o garoto, o cabo bruno encontrasse mulheres iria pedir desculpas a elas?... I meninas, desculpa foi mau!... ou aproveitaria o tumulto da blitz, para executa-las, para mais uma queimazinha de arquivos?Num pais onde, não fazer mais que a obrigação, cumprir sue dever profissional, fazer jus ao salario que o povo lhe paga, faz de qualquer servidor público um heroi, é natural, que o governador e o movimento social, dê foruns de heroismo, a simples cumprimento do dever de servidor público, é até natural, masa gente não pode deixar de se perguntar perguntar a esse "nosso" heroi fardado da "hora":Além do cabo bruno, quantos mais pms do seu batalhão coronel, estão sendo investigados por ipms, o civis? respondem a por algum crime?Como é que um comandante não sabe da vida profissional de seus comandados? se sabe por que não toma atitudes, como a que tomou no caso do cabo?Agora, perguntando pra outros orgãos do estado?Na gestão Garotinho e Rosinha, a Secretaria de Direitos Humanos, com o coronel jorge, depois com paulo baia, em varios casos ,não todos como deveria,tomou a iniciativa, de alguma forma, buscar apoiar familias , buscar proteção ermergencial pra familias e vitimas sobreviventes que encaminharam denuncias, quase logo, um dia após a ocorrencia denunciada?Porque Dona Benedita, não fez o mesmo? Isso quando houver oportunidade, se houver, a gente pergunta pessoalmente a ela.

Quanto ao Coronel Lopes, um elogio público, ou em plenária, tudo bem, que dizer mais ou menos, um
citaçãozinha a Anistia...em nome do povo de Acari, eu não faria, mas há que faça, tudo bem...Mas, se estão pensando e Medalha Tiradentes, Premio Nacional de Direitos Humanos, Galhardão da OEA... Não é melhor esperar um pouco? Afinal o Coronel Lopes, já passou por outros batalhões, assim como os policiais de seu batalhão que estão sendo investigados , e por onde passou, não deixou exatamente fama de heroi e paladino dos direitos humanos.Como dizia minha : cautela e caldo de galinha não faz mau, ou mal? a ninguem, a não ser á galinha que "deu" o caldo, claro!Deley de Acari

Nenhum comentário:

Postar um comentário