quarta-feira, 15 de julho de 2009

SOBRE PROIBIÇÃO DO FUNK:O GLOBO DÁ UMA AULA DE COMO INDUZIR UMA RESPOSTA E DEPOIS PERGUNTAR?

Já aconteceu outras vezes, mas esta semana o Globo, dá uma de suas melhores aulas de como induzir uma resposta em depois perguntar.
Depois de noticiar durante vários dias fatos de violência na cidade envolvendo o funk, hoje o Globo faz uma enquete na pagina 15 da edição de hoje, 14/07/2009:
Você acha que a policia deve impedir bailes funk em áreas perigosas?
Não é difícil prever a maioria das respostas a favor do resultado da pergunta, depois de uma série de matérias onde a quase totalidade das pessoas ouvidas são pessoas do governo, da área de segurança pública, cuja versões prevalecem com verdade. E também porque a imensa maioria de quem lê o Globo no meio de semana, e costumam acessar ao Globo oline são pessoas de classe média, ou da periferia que não moram em favelas. Essas pessoas de há muito vem tendo suas opiniões de’formadas por matérias pretensamente imparciais, mas que traduzem não só a vontade dos editores do jornal, mas também da classe social pré-dominante de seus leitores.
Estou escrevendo este texto numa lan hause, dentro da favela de Acari, sou um dos 18 usuários “plugados” na net, a maioria tem muito menos da metade da minha idade. Em Acari, ainda, nesta hora,há 36 outras lan hauses com mais ou menos a quantidade de jovens em cada uma delas.
Ao que me consta nenhum deles saber sequer que existe o Globo oline. Tão muito mais interessados nos joguinhos, no Orkut, no MSN,etc.
Com certeza o resultado da enquete de o Globo servirá de “respaldo” pra autoridades da área de segurança intensificar com mais firmeza seu projeto de proibir os bailes funk em áreas consideradas de risco,ou perigosas.
E essa menorzada que agora estão nas lans hauses, não só em acari, mas noutras favelas/áreas perigosas, é que serão as maiorias vitimas dessas proibições, pois serão privadas de de seu principal lazer nos fins de semana: os bailes funk.
Mas o que é mesmo uma área perigosa? Ora, não existem áreas naturalmente perigosas. Áreas podem ser tornadas perigosas, de acordo com as conveniências, e interesses de cada um, ou por circunstâncias alheias a vontades de que promove bailes mas, não só bailes, mas também jogos de futebol, ensaios de escolas de samba,etc.
Não sei quem disse essa frase: Não existe opinião pública, existe opinião publicada. Sei que, todas as vezes que se intensificaram até a massificação, opiniões públicas, isso foi o sinal nefasto de tempos ruins, sinistros, de tragédias como a ditadura militar e a atual política de segurança pública do governo do Estado do Rio de Janeiro.
Por exemplo, maioria das quadras das grandes escolas de samba da cidade ficam em, ou próximas a áreas perigosas,pelo menos dois grandes estádios de futebol, são Januário e maracanã ficam em ou próximas á áreas perigosas. Nem por isso as autoridades de segurança estão cogitando proibir ensaios e jogos nestas áreas.
Nem o Globo, nem outras grandes mídias, estão fazendo enquetes se devem ser proibidos tais jogos e tais ensaios.
Pra dar um tempo e esperar comentários de minhas ilustríssimas leitoras e opacos leitores, á titulo de provocação, não fosse eu o provocante blogueiro que sou, deixo uma afirmação enfática: Em boa parte das vezes que transforma uma área em área de risco o quando há bailes funk é a própria policia, isso afirmo, e disso tenho provas testemunhas e... só esperar a próxima postagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário