sábado, 11 de julho de 2009

Uma Terrestre Extra

A poeta Mineira Conceição Evaristo

Vozes-mulheres

Conceição Evaristo



A voz de minha bisavó ecoou
criança
nos porões do navio.
Ecoou lamentos
De uma infância perdida.

A voz de minha avó
ecoou obediência
aos brancos-donos de tudo.

A voz de minha mãe
ecoou baixinho revolta
No fundo das cozinhas alheias
debaixo das trouxas
roupagens sujas dos brancos
pelo caminho empoeirado
rumo à favela.

A minha voz ainda
ecoa versos perplexos
com rimas de sangue
e
fome.

A voz de minha filha
recorre todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas.

A voz de minha filha
recolhe em si
a fala e o ato.
O ontem - o hoje - o agora.
Na voz de minha filha
se fará ouvir a ressonância
o eco da vida-liberdade.

E, a própria Ana Maria Machado, que disse disse
no programa AÇÃO da rede Globo, hoje de manhã

sabe aquela frase? "Uma imagem vale por mil palavras?
não pode ser dita por imagens, só por palavras"

E, Carolina Maria de Jesus

que escreveu em seu livro-diário "Quarto de Despejo"
publicado em 1959:
... Eu estava com dois cruzeiros. Pretendia comprar
um pouso de banha á Dona Alice.Era nove horas da noite,
quando comemos. E assim npo dia 13 de Maio de 1958,
eu lutava contra a escravidão atual-a fome.

Carolina foi pra São Paulo, com 14 de idade, morou
a vida toda numa favela, até falecer em 1977.
Escreveu seus livros e folhas de cadernos velhos
e outros papeis catados em um lixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário