sexta-feira, 4 de setembro de 2009

FORÇANDO A GUERRA NUM TERRITÓRIO DE PAZ

Hoje houve uma operação da policia civil no Complexo de Acario que resultou na morte de quatro supostos traficantes. Pelo menos dois deles foram mortos por um Helicóptero Aguia numa ação bem semelhantes a que morreram trezes supostos traficantes na zona oeste tempos atrás.
Há muito tempo que uma operação policial não causa tantas mortes de jovens com esta de hoje, em Acari.
Nas ultimas duas semanas as ações policiais no Complexo de Acari tem sido quase diárias com os policiais invandindo casa de moradores sem nenhum mandado judicial, atirando a esmo, resultnado inclusive no ferimento a bala de uma menina, dentro do armarinho de sua mãe.
Nas investidas policiais os traficantes locais tem mantido a politica de não partir para o confronto para evitar danos a integridade fisica de moradores.
Mas a policia tem entrado atirando sem que seja provocada pra isso.
Há suspeitas que ações policiais tem o objetivo deliberado de criar uma imagem de grande violencia e periculisadade da parte da quadrilha que comanda o trafico em Acari atualmente e forçar a implantação aqui de uma Unidade Pacificadora da PM, como as que já exitem no Santa Marta e outras favelas do Rio.
Porta- vozes do trafico em Acari acusam a Policia de plantar uma Metralhadora Ponto 50 e dois rifles de caçar elefantes para convencer as autoridades da áera de Segurança Pública de que Acarí é uma favela extremamente perigosa e que por isso precisa ser ocupada por uma grande numero de policiais por tempo inderteminado.
Esses mesmos porta vozes afirmam que, um grupo de policiais do 09º BMP e de algumas delagacias especializadas tem o interresse de enfraquecer o trafico em Acari para favorecer quadrilhas de facções inimigas com as quais esses policiais tem conchavo.
O recrodecimento da violencia policial e das violações de direitos humanos em Acari "conhecidem" com a vinda do Coronel Camelo para o 9° BPM e de alguns "antigos" policiais bastante conhecidos na comunidade por suas truculencias, brutalidade e que, quando sairam da área para outros batalhões de delegacias prometeram que se um dia voltassem policiar o Complexo de Acari, voltariam pra quebrar geral, passar o rodo, fosse em que fosse que ficasse na "pista", bandido ou morador. E, muito provavelmente, é isso que esta ocorrendo agora.
Seja como for, que acaba mesmo pagando com a perda e muitas vezes com as próprias vidas de seus jovens é a própria comunidade: Moradores sem qualquer envolvimento com nada de ilicito tem tido suas casas apontadas como esconderijo por X-9 encapuçados, familiares de suspostos traficantes, que não tem culpa da vida que seus parentes vivem, tem sido detidos e desrespeitados por policiais e agredidos.
A vida cotidiana dos moradores de um modo geral tem sido abalada e aterrorizada pelas ações violentas e brutais das policias civil e militar em Acari.
Eu mesmo, há mais de uma semana não consigo dar treino pras crianças e adolescentes da Escolinha de Futebol do Favo de Acari pois como os treinos são ao ar livre é grande o risco de uma delas ser baleada.
O resultado disso tudo, além de perda sem sentido e instificada de vidas humanas, da paz na comunidade tem sido o aumento cada vez maior da simpatia dos moradores pelos traficantes e pela politica de não confronto e paz das Quadrilha que atualmente comandam o tráfico no Complexo de Acari. Simpatia esta, cada vez mais demonstrada mais abertamente mesmo com o risco da manifestação desta simpatia ser associada comio favorecimento e apologia ao trafico de drogas.
Só que, se o Governo do Estado do Rio, quisesse mesmo que suas Policias tivessem a simpatia e o apoio dos moradores de favela, não continuaria com essa Politica de Segurança Pública de Exterminio e Massacre das populações faveladas, e implantaria um politica de segurança de respeito aos direitos humanos e da paz.
Mas ao que tudo indica, o governador Sergio Cabral e varios policiais da cúpula de segurança pública no Rio hoje estão mais interessados em suas pré-campanhas politico-partidarias para 2010, mesmo que isso custe milhares de vidas humanas de jovens negros e branco pobres favelados.
Ações policias serão diarias, daqui até Outubro de 201o,mes das eleições para presidente, deputados e governador. A "malandragem" deles é fabricar noticias para manter suas caras e suas vozes na mídia o maxio de vezes possivel. Uma forma de fazer campanha politica fora do periodo eleitoral, de graça e as custas da desgraça, da dor e do sofrimento e da paz de milhares e milhares de familias faveladas.
Além é claro, de garantir, com a demonstração de que tal poltica de segurança tem exito e trás resultados, a aprovação do Rio como sede das Olimpíadas de 2016, cuja a votação se dará agora e 02 de Outubro de 2009. E que o Comitê Olimpico Internacional já avaliou o projeto de segurança pública para as olimpiadas como o melhor das quatros cidades concorrentes.
Para os governos federal, municpal e principalmenteo estadual, prova que esta politica de
de exterminio e execução esta dando certo, pelo menos pra eles e pra sociedade civil, a burguesia do asfalto, que não se importa e até vibra com a morte de jovens da favela.
Antes de acontecer ação policial de hoje já vinhamos prevendo a tragedia das mortes de hoje e estavamos programando a vinda de uma comissão de entidades de direitos humanos para fiscalizar, ouvir moradores sobre as açoes violentas e assassinas e as violações de direitos humanos cometidas pelas policiais em Acari nas ultima semanas.
Os trágicos acontecimentos de hoje tornam mais urgente e nescessária esta visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário