segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

2010,QUE OS NÃO APAREÇAM, NEM RELUSAM MAIS QUE AS MÃES DE MAIO! 1ª PARTE



Nada melhor que o Natal para olharmos como será 2010, ou pelo menos, podemos fazer dele o ano que queremos ou, deixar que façam dele o querem pra gente, o melhor pra eles, o pior pra gente.
Seja como for 2010, será um ano em que as mães brasileiras terão um destaque especial, o que servirão pra dar destaque, prestígio e dinheiro, mais ainda, do que já deram a muitos favelologos com diz uma da minhas gurus, Juliana Farias.
Há um densa agenda sendo organizada pra 2010 tendo mães de favela e periferia como protagonistas, ou, segundo algumas intenções, coadijuvantes, de pelos menos, uns trinta í dez eventos.
Natal... porque lembrei do Natal?
O que mais me deixava "ligado" e aterrorizava no radio-teatro da vida de cristo da rádio nacional, nos anos 60, era quando os soldados romanos procuravam a familia sagrada pra matar o bebe jesus.
Ficava mais ligado ainda quando maria convencia josé a fugirem com o bebe parao Egito.
Outro momento "chocante" pra mim era quando maria e mais duas mulheres retiram o corpo de eu filho da cruz.
Tanto na fuga para o egito, quanto no ato de tirar o corpo do filho da cruz maria deu provas de ser uma mulher bastante corajosa para os padrões das mulheres palestinas da época.
O ato de tirar o corpo de um crussificado do madeiro era punido com açoites ou mesmo com a crussificação pelos romanos. Maria correu esse risco pra dar eu seu filho, condenado e executado como criminoso, um enterro digno.
1.970 anos depois, por mais que o protestantismo e o neopentecostais façam hoje, não conseguiram apagar da historia a importância de maria como uma mãe que, com as "armas" que possuia, enfrentou o poder patriarcal romano,e dos seus lacáios judeus.
Santa, ou mulher comum cuja memória sobreviveu aos tempos com exemplo de mulher que enfrentou os mais poderosos de sua época em defesa de seus filho, neste Natal, Maria deve servir de exemplo, pra mães que neste 2010, vão estar fazendo deste ano, um marco histórico na luta do povo contra a violência do estado.
E que não deixem que o favelologos apareçam mais que elas.
AVE MARIA, ROGAR POR NÓS,E NOS PROTEJA DOS FAVELOLOGOS, DO ESTADO E DOS...

Um comentário:

  1. Salve mestre deley. gostei dessa linguagem 'favelologos" ou poderia ser favelacentricos?

    paz-danilo george

    ResponderExcluir