sábado, 15 de maio de 2010

JONYA, OUTRAS JONYAS E A REDE. 1ª PARTE.

O Caso Jonya, é uma boa e educativa e elucidativa oprtunidade de se refletir sobre o que é, ou seria a Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência.
Já que nem mesmo, os mais antigos e atuantes militantes da Rede, teem unanimidade, entre sí.
Se há unanimidade entre os integrantes da Rede, sobre ela,o que, pra estes, o que ela não é: Não é umma ONG. Pra gente, a REDE é uma rede de comunidades e movimentos contra violencia, que inclúi, inclusive, ongs e entidades e movimentos especificos.
E, além de não ser uma ong, e sim ser uma rede de movimentos, a REDE tem, no movimento social e de esquerda atual, no Rio, uma marcada posição, socialista radical, quase anarquista, advinda da presença e da atuação mais efetiva de militantes desse 'naipe" no dia á dia da Rede.
Ao ser ouvida pelo O Globo, sobre as ligações de Jonya com a REDE, a nossa militante Patrícia, informou que Jonya, foi afastada na REDE por questões internas.
Ando afastado da REDE há um tempo, por causa de muito o que fazer em Acari, e não participei ativamente do processo e das coisas, que motivaram o asfastamento de Jonya.
Posso dizer, porém sobre alguns motivos que "causam" o afastamento de pessoas da Rede:
Uma delas: Muito dos que se "achegam" a rede, pensando a rede ser uma ong, onde possam ganhar um "salario", prestigio pessoal, etc logo se afastam, eo perceber que terá que dar muito mais,tanto finaceiramente quanto, trabalho e sacrificio pessoal de vida, á rede, do que receber dela.
Duas delas: Até pelo perfil politico ideológico, é rigorosamente ético,que seus integrantes mais atuantes, "emprestam" a Rede, Ela é avessa, a receber qualquer tipo de "proventos', apoio, advindos de cofres burgueses capitalistas, seja "legal" como de empresas e governos, que não legal como do tráfico de drogas.
Por isso, a rede tem vivido uma penúria franciscana, mas sem perder a moral e a credibilidade politica, tanto dentro das favelas, quanto no movimento social.
Sobre a participação de Jonya, na REDE, no "tempo" que eu estava mais ativo que hoje na Rede, o que eu posso dizer? Sabia que Jonya tinha uma militancia na "Proví", mas o curioso é que todas as atividades que tomei parte, pela rede,com outras e outros compas, na Proví, numa delas, essa moça, teve um papel bastante secundário, noutra, sequer tomou parte.
Ao ver a noticia da prisão de Jonya, por sua atuação no Pavão-Pavãozinho, fiquei surpreso, já que, quando eu e Mauricio Campos, participamos de uma caminhada pela orla, de moradores do Pavão, contra um projeto de remoção, Jonya, sequer era conhecida no morro, embora, já participasse das atividades da Rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário