segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

DEPOIS DE DUBLIN 6

22 de Dezembro de 2017 ·

FSM/SALVADOR/2018,DAS MÃES DE ACARI AS MÃES DO MUNDO:

No Fórum Social 2005 em Porto Alegre uma delegação de mais de 40 mulheres negras e de periferia coadjuvadas por militantes da Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência tiveram uma participação protagonista e surpreendente. A nossa participação girou em torno da exibição do filme "entre muros e favelas.' seguidas de rodas de conversa. Mães de Acari, Mães do Caju, Mães do Rio foram grupos de mães de vitima de violência que tiveram participação protagonista, emocionada, chocante e politizada. que teve ponto alto o encontro histórico das Mães de Acari com uma das Mães de Maio, da Argentina.

Em 2005. As cidades do Rio de Janeiro, Vitória e São Paulo lideravam as estatísticas de mortalidade de jovens negros e por morte violenta.

Do Nordeste somente Salvador figurava entre as cinco cidades mais violentas do Pais.
Passados 13 anos cidades nordestinas que sequer apareciam nos mapas de violência hoje lideram essa trágica estatísticas. Fortaleza, Aracaju, Natal, Maceió, Salvador...

Embora o Rio e São Paulo apareçam "apenas" lá pela oitavas, nonas colocações nesse jogo de violência estatal e paraestatal, são nossas cidades que ainda que tem maior projeção na mídia, e na sociedade. E a lutadoras e lutadores contra o genocídio também são mais conhecidas.

Mas não é preciso ser muito participante no mundo dos direitos humanos pra saber que onde há opressão, injustiça, genocídio do povo, há indignação, resistência, menos e mais politizada, mais e menos radical mas sempre resistência.

Seria muito bom se as favelas do rio, com nossas mães de Manguinhos, mães de acari, mas do alemão, mas das favelas da zona sul, da periferia e da baixada pudessem reeditar em Salvador, a participação de porto alegre há 13 anos atrás e somar luta com as mães nordestinas, com a participação igualmente coadjuvante mas importante da juventude negra e pobre e militante favelada e da periferia.
20 de Dezembro de 2017 ·

NÃO PERMITA DEUSA QUE EU MORRA SEM QUE VOLTE PARA DUBLIN...

Hoje de manhã, indo pra Pavuna, um dos lobos que gostariam de comer meu coração na brasa neste Natal, passou voado num carro da civil. Exatamente sobre a ponte do Rio Acari. Passou que passou voado sem desconfiar que eu estaria naquele onibus. O sol da manhã, refletindo no espelho d'água suja do Rio Acari, me lembrou do Canal de Dublin, capital da Irlanda.

Passamos,eu e uma voluntaria da Front Line Defenders, de taxi sobre o canal, numa tarde fría, nublada e chuvosa de outono rumo a um shopping pra comprar camisas de rugby e pensei comigo mesmo. Quando chegar no Rio, não vou deixar ninguem me matar até que eu volte aqui,num verão, só pra ver o sol brilhando refletido nas águas desse canal.

E é isso mesmo, que ninguem se atreva a morrer eu antes de voltar a Dublin, e ver o sol brilhando, refletido no seu canal lendário e histórico.
Dublin é uma cidade mágica, smpre odiei a Europa, nunca me empolgou conhecer qualquer de suas capitais. Mas, por razões politicas que viraram afeição, sempre quis conheer Barcelona, Pais Basco... Dublin, sinceramente não estava na minha agenda politico-afetiva, mas sim Belfast. Mas, agora Dublin muito mais que isto esta no meu coração como uma segunda Acari.

Parece que vão me deixar passar natal e reveion 2017 vivo, e por permanecer vivo e são, embora não santo, até agora, não posso deixar de ser grato, a Anistia, a Justiça Global e a Front Line Dfenders. Como direitos humanos não se faz com computadores, salas envidraçadas, papeladas, é preciso nominar: Renata Farina, Lígia Medeiros, Mariza Verssomon, Atila Roque, Jurema Werneck, Sandra Carvalho, Alice Di Mrchi, Antonio Neto, Monique Cruz, Gláucia Marinho... Rafael Diogenes, Ivi Oliveira e a mulherada da Front Line Defenders, na Irlanda, representadas no meu coração e na minha memória por Sinead, a unica que me lembro o nome, porque é igual da Sinead Wewer, do filme Alien.

Não posso também esquecer a generosidade do SR. Deníz O' Braian, que com sua generosidade de doar pra menorzada de Acari 14 camisas de Rugby, começou por incentivar o surgimento do primeiro time de rugby infantil feminino da Favela de Acari, que começa a treinar em Janeiro de 2018. Que os Eres estejam sempre contigo, amigo.

Por fim, ou por começo, um compromisso com o sol, com o canal de Dublin, com Dublin: Podem deixar que não vou deixar que me morram antes de te ver brilhar e se refletir no Canal de Dublin, de repente minha imagem fosca, tosca e obscura até se reflita também nas águas de voce canal. Não sei se existe a lenda, se não existe, estou inventando agora: Quem, qualquer quem do Mundo, que conseguir um dia ao menos ter sua imagem refletida pelo canal de Dublin, será feliz pra sempre, e imortal, nem que seja imortal por não ter onde cair morto, como Plinio Marcos, e eu!

NÃO PERMITA DEUSA QUE EU MORRA OU QUE MORRAM EU SEM QUE VOLTE PARA DUBLIN!
21 de Dezembro de 2017 ·

FAVELA FORUM SOCIAL MUNDIAL:Dá pre unificar a diversidade e adversidades das lutas faveladas pro fórum mundial em Salvador ou vamos mais uma vez sermos rebocados pelo asfalto?
21 de Dezembro de 2017 ·

DO CHICOTE DE CINCO METROS, DO PAU PETROPOLIS AO CAVEIRÃO...

Varias maneiras que proteger os pilas do negro perigoso.
Durante a escravidão, a guarda nacional, a pm nascente e os capitães do mato usavam chicotes comuns,com pouco mais de um metro, de chicotear montaria pra chicotear os escravos. Como ficavam muito próximos acabavam muitas vezes perdendo o chicote e entrando na porrada. Dai inventaram chicote de cinco metros. Já o pau-petropolis foi trazido por marinheiros portugueses no meiado o séc,19. Era um cajado de cerca de 1.60 m, mais ou menos da grossura de um cabo enchada. teve o nome de Petrópolis, porque por aqui passou a ser fabricado naquela cidade. Todo homem que vivia mais na rua, escravo ou não civil ou policia tinha um. Manduca da Praia, famoso capoeira e mercenário politico era um exímio praticante. A milícias usavam muito contra rebelião de escravos e na repressão a tumultos. Há uma gravura do Debret com um negro no chão imobilizado por um pau-Petrópolis sendo surrado por um capataz.

De lá pra cá a tecnologia de defesa/ataque da policia contra as comunidades perigosas e contras as pessoas tidas como mais perigosas dessas comunidades foi se aprimorando até chegar ao caveirão. a gente não pode esquecer que a a justificativa do estado para usar o caveirão, apenas em ocasiões especiais, era de proteger os pilas. Agora tá evoluindo pra um veiculo militar parecido com tanque,mas pequeno e com mais mobilidade e letalidade que o caveirão já que pode carregar uma Ponto 50, lança chamas, lança granada, lança bombas de gás lacrimogênio, sem falar dos caveirões voadores e drones não tripulados desses que ficou hoje a madrugada toda há uns 300 metros de altura pairando sobre acari e morro da pedreira.

CAVEIRÃO,NÃO! DRONE MILITAR,NÃO! URUTZINHO TAMBÉM NÃO!
21 de Dezembro de 2017 ·

TODO MIGRANTE AFRICANO OU AFRODESCEDENTE TEM DIREITO A QUALQUER LUGAR DO MUNDO...

Há poucos lugares do mundo onde não há riqueza simbólica ou material que não seja produto do trabalho escravo ou pós escravo acumulada através dos séculos.

Se nossos antepassados africanos produziram riquezas nas minas e nos campos e nas cidades que foram levadas para Europa, ou concentradas nas mãos da elite burguesa escravocrata durante séculos de escravidão, nós seus afrodescendentes na diáspora e na África hoje continuamos produzindo na pós-escravidão mais e mais riquezas que continuam sendo drenadas para a mesma europa, pros eua, ou continuam sendo acumuladas nas mãos do eurodescendentes, ex-senhores agora patrões.

Portanto, todo africano ou afrodescendente quando migra pra qualquer lugar do mundo em busca de uma vida melhor esta simplesmente indo pra um dos lugares onde as melhores condições de vida existem porque foram geradas por seu próprio trabalho no presente ou por seu afroantepassado e levada pra lá.

Por isso, todo migrante africano ou afrodescendente tem direito a qualquer lugar do mundo onde há riqueza simbólica ou material fruto e produto do trabalho continuado por séculos por nós.
Como há poucos lugares do mundo onde não há riqueza simbólica ou material que não seja produto do trabalho simbólico ou material do africano ou afrodescente ele tem direito a qualquer lugar do mundo.
20 de Dezembro de 2017 ·

SABE O QUE INCOMODA ESSE POVO NO CLIP DA ANITA?

Nossa mente macha tá acostumada a ver as mulheres negras como coadjuvantes em clipes dos Catras e F50 da vida, como objeto sexual, passavas... Nossa mente macha tá acostumada a ver em clipes Madona cercada de negões. Não estamos acostumados a ver clipes com mulheres negras poderosas protagonizando clipes como o de Anita com homens negros bonitos fazendo o papel secundário que as mulheres costumam fazer no clipes deles. Acostumados ou não, nos acostumemos ou não, véio, a vida não imita a arte, no caso do clipe de Anita é a arte que tá,não imitando, mas já reproduzindo a vida dessas meninas estão a viver, quem em em nossos piores pesadelos machistas, pesadelamos viver um dia.
20 de Dezembro de 2017 ·

MAIS UM FILMÃO DO WILL SMITH? AI ME DEUS!

Como ator ele é um excelente repper! Mas acho que ele, morgan freeman, denzel, Samuel deviam dar um tempo. Desculpem o trocadalho do carilho racista mas us negão tão virando arroz de festa, pra ser policamente correto: feijão de festa!
20 de Dezembro de 2017 ·

CES CRÊ MESMO QUE A MULHER DO BEIRA-MAR VAI FAZER DELAÇÃO PREMIADA? E DEVOLVER 370 E POCOS REAL?

Ela tá pensando que é Adriana Ansselmo, Rosinha Garotinho? Ser mulher de bandido de colarinho branco, até de dá pra crer, no máximo dá divorcio e separação de bens roubabados do povo. Mas mulher de bandido favelado? Pode dar num micro ondas de pneu, pode não? Quem e o que ela vai delatar pra pegar pouca cadeia? O cara? os amigos do cara? os inimigos do cara? os centenas de pilas e de politicos que ele subornou?

Jesus, maria josé e mais o burrinho do presépio: essa muié tá doida? E vai mesmo vender 13 casas, mais umas propriedades e devolver o dinheiro a justiça? Tenho entabulado parceria com uma ong italiana que luta pra que o dinheiro resgatado pela justiça, do crime organizado, seja, empregado em projetos sociais,acho que no caso da máfia, de outras organizações do crime organizado. inclusive, de quadrilhas organizadas dentro do estado como a de ´sergio cabral e eduardo cunha, faz sentido e é possivel, desde que a justiça decida.

Acho até que vale fazer uma campanha exigir que o dinheiro resgatado pelo MFP das quadrilhas e Eike Batista, Garotinho, Sérgio Cabral, voltem de alguma forma para o povo, e não para os cofres do estado, corrupto e ladrão. Dinheiro e bens materiais de traficantes favelados podem até serem resgatados e empregados em algumas coisas no asfalto. Mas algum favelado medianamente inteligente e com amor a própria pele, aceitaria receber os bens ou o dinheiro ou participar de algum projeto social patrocinado por essa fonte? Sem noção,né?

Essa história da delação premiada da mulher do beira-mar... sei não.. há! também não entendo nada de Comando Vermelho! Só sei que: (T)odo (C)erto (P)revalesce!
20 de Dezembro de 2017 ·

AGENDA DE DIREITOS HUMANOS 2018 PReCISA COMEÇAR COM 15 DE JANEIRO?

um agenda de lutas de direitos humanos que seja coerente em 2018 precisa e deveria começar em 15 de Janeiro. Há 25 anos, neste dia, Em 1993, D. Edméia, uma das Mães de Acari foi assassinada quando fazia investigações por conta própria sobre o desaparecimento forçado de seu filho e mais 11 jovens de Acari. Ao que se sabe, Edméia estava bem perto de solucionar o caso que ficou conhecido internacionalmente, comoveu meio mundo e fez essas mães negras pobre e faveladas comhecidas internacionalmente como MÃES DE ACARI.

Seus filhos e filhas, nunca foram encontrados, nem vivos, nem seus cadáveres. Contando com Edméia, quatro das mães de acari, já faleceram.

Desapareceram com seus filhos das suas vidas, mas eles nunca desapareceram de suas mentes e de seu corações.
Ao longo do tempo, por suas lutas, por suas coragem e pela imensa generosidade, ternura e dedicação que passaram a ter na luta pelos direitos humanos, as Mães de Acari passaram a estar nas mentes e nos corações de todas e todos nós. Varias das mães de acari, felizmente estão vivas entre nós, infelizmente, algumas vezes esquecemos delas, não dando a devida importância a verdade que elas estão entre as mulheres que a humanidade devem muito ao direito de merecer de ser ainda chamada de humanidade, e não desumanidade.

Lembrar das Mães de Acari, tantos das vivas, quanto das que já não estão entre nós, como D. Edméia, Marilenne, Vera e D. Laudiceia, não é só um dever de gratidão e afeto, mas um ato revolucionario negro-feminista e libertador do povo preto e pobre do mundo!
19 de Dezembro de 2017 ·

QU'Í "coisssaaa! O CLIP DA ANITA,NÉ?

Aí? Lá o yutube tem um montão de clip da Leidi Gaga, da Madona! Mas baixa o vídeo no seu celular e devolve o meu qu'i eu vou dar mais um play! Qu'í "coisaaaaa! o clip da Anita!
19 de Dezembro de 2017 ·

O CLIP DE ANITA NÃO É LÁ ESTAS COISAS, MAS DIANTE DO QUE ESPERAM DE UM CLIP NA FAVELA... É QUASE TUDO!

O clip da mina é bem feito enquanto clip. Pra fazer um clip assim, tão bem dirigido, tão bem produzido não ficaria, melhor se tivesse um manos dando tiro pro alto, correndo com fuzil na mão? mães e minas chorando sobre os corpos de meninos estraçalhados por 762 com os miolos empapando o chão?

Tipo assim um treiler de Cidade de Deus, Tropa de Elite?
Quem dos asfalto, da favelologia? qué sabe de juventude favelada feliz dançando cantando mostrando seu corpos negros bonitos, seus pixains oxigenados, as minas gataças dançando cantando sorrindo maquiadas e não com olho roxo e tomar soco do namorado?

Pra tristeza das e dos favelologos de sempre só se vê moto boys, entregadores de pizza, vendedores de água mineral no engarrafamento da av. brasil, minas balconistas do saara, manicures e balconistas de pizzaria da favela, negadinha jovem e bonita alegre e feliz que ao asfalto só se torna visivel quando aparece algemado ou morta e estuprada no "balanço geral" o na primeira pagina do jornal meia hora.

Tão se escaldando com a celulite da bunda da Anita? oque vocês sabem mas marcas e das cscatrises que a vida dura na favela deixa na alma e no coração de minas pretas que ela representa a se identificam com ela?

O clip de Anita não é lá essas coisas, mas diante do que se espera de um clipe na favela... é quase tudo. Acima de tudo é um clip feito com a qualidade, o cuidado na produção na direção e na pós-produção que uma artista do funk merece.
19 de Dezembro de 2017 ·

MISCIGENAÇÃO TAMBÉM E GENOCÍDIO!

Primeiro que tudo descobri que de tanto nunca dizer ou escrever miscigenação, não sabia escrever miscigenação.

Segundamente me vem uma pergunta mais que puramente existencial, uma pergunta real,dolorosamente real:
Se miscigenação também e genocídio o que sou eu, um misgenado? um morto andante? uma prova irrefutável de genocídio? um agente da morte do negro? Ah! esquece eu deley de acari, que sou pouco mais que nada, nessa história
todo!
Mas, faço uma lista de miscigenados muito mais importantes para o povo negro e para a humanidade. Esses são também agentes da morte negra?

Alexandre Daiane Dumas Luzi Gama, Malcon X, Carlos Marighela...

Fala tu, que ostentanram a faixa: MISCIGENAÇÃO TAMBÉM É GENOCIDIO, no 20 de novembro! muitos de vocês, também mascigenados?
19 de Dezembro de 2017 ·

MISIGENAÇÃO É GENOCÍDIO?
O QUE NÓS MISIGENADOS SOMOS ENTÃO?
18 de Dezembro de 2017 ·

#MULHER COMIGO É NA COÇA:
Se ela pedir pra coçar a cabeça eu coço.
Se ela pedir pra coçar a orelha eu coço.
Se ela pedir pra coçar sola so pé eu coço.
Se ela pedir pra coçar as costas eu coço.
Se ela pedir pra coçar alma eu coço.
Se ela pedir pra coçar o coração eu coço.

Mas, se ela pedir pra coçar o bolso, espero que
ela não me dê uma coça, que eu tô coçando
minha cabeça pra ver se cai piolho pra fazer farofa!
17 de Dezembro de 2017 ·

SIM, CAVEIRÃO, NÃO! MAS...
Mas sabendo que é uma campanha efêmera, passageira, passageira mesmo de ser passagem pra URUTU,NÃO! DRONE,NÃO!

Já que a policializaçao das forças armadas veio pra ficar e a militarização das policias também. e a presença das armadas na favelas estão se tornando mais frequentes e comuns nas favelas e um urutu tem mais mobilidade dentro da favela que os pesados caveirões. além do mais favelas a beira mar com lixão em caxias, rocinha, maré, pavão-pavãozinho Cantagalo podem ser acessadas por tropas em carros anfíbios.

tropas noturna podem chegar com comando especiais apoiadas por drones e caveirões voadores equipados com câmeras infravermelho podem entrar numa favela de madrugada, com um comando de 8 homens altamente treinados e prender ou matar um homem. sem que a maioria da favela perceba o que aconteceu.
17 de Dezembro de 2017 ·

13 anos que o caveirão entrou pela primeira vez em Acari. De lá pra cá o caveirão se naturizou na favela á ponto do seus ocupantes ter pedido varias vezes ajuda ao tráfico pra pagar reboque pra rebocar caveirão do 41º bpm avariado ou atolado no valão. A naturalização do caveirão na favela não diminuiu sua letalidade para o morador e até pro traficante.
a visibilidade de dentro do veiculo é precária e já varias vezes moradores foram baleados com itros partido de dentro dele com 15 policiais dentro o que dificulta a indetificção do atirador. Já teve casos em que o caveirão deu solavanco no quebra mola, e um fuzil disparou sem querer na canela da moradora. só restou ao atirador sair do caveirão e pedir desculpas a moradora. De qualquer forma o caveirão tem um papel simbólico aterrorizante mas de terror físico também. Ele é uma sala de detenção ambulante e é comum ele rodar 4, 5 horas com suspeitos dentro, sem que estes sejam levados para averiguação. Como toda sala de dentenção ele é também um câmara de tortura, e vez por outra de execução. Creio que a policia do Rio é a única no mundo que domina a técnica de matar usando uma garrafa de água mineral super gelada;um banho de uma garrafa de água provoca choque térmico num suspeito baleado com o corpo em alta temperatura por causa de corpos estranhos no corpo.
15 de Dezembro de 2017 ·

KATJA,PRA ALÉM DE KATJA.

Não é nenhuma surpresa a reação da camarada Katja diante das manifestações de apoio, solidariedade e indignação diante da sua prisão.
Ela minimizar sua detenção e maiorizar a prisão e condenação de Rafael... a gente só podia mesmo esperar esse gesto da camarada.

Mas para além do gesto dela e, a partir da detenção dela, é preciso que nós defensores de direitos humanos façamos uma reflexão ativa sobre a situação dos, mais correto dizer, das defensoras de defensoras de direitos humanos.
Defensoras de defensoras, sim porque, tanto defensoras de direitos humanos quanto defensoras de defensoras são na maioria mulheres como Katja.

Estive em Dublin, na Irlanda, há alguns meses, na Plataforma da Front Line Defenders, organização que defende os defensores de direitos humanos no mundo. De 106 defensores de direitos humanos a maioria eram de mulheres chamado mundo periférico. Não brancas.E a maioria de defensores de defensores, embora em menor numero, também eram mulheres. Brancas. Como Katja.

Virando o foco para nosso dia á dia verde amarelo, a gente ve que a maioria de defensoras de direitos humanos brasileiras são mulheres não brancas e a maioria das defensoras de defensoras, são mulheres, brancas como Katja.

Dai, contrapor sua "privilegiada" situação de mulher branca de classe média a situação desprivilegiada de negro pobre e favelado de Rafael Braga, a principio é correta mas nem tanto.

Qualquer defensor de direitos humanos favelado pode ser transformado num Rafael Braga, não num amanhã simbólico, mas num hoje real.
Mas como a maioria de defensoras de direitos humanos são mulheres, não brancas, das favelas e periferia, o mais correto seria, pelo menos pra mim, não contrapor, mas por lado a lado, defensoras de defensoras e defensoras. numa só linha de frente.

Óbvio que uma defensoras de direitos humanos preta pobre e favelada corre muito mais risco de ser criminalizada por militância que uma defensora de direitos humanos branca de classe média. Mas se essa defensora de direitos humanos branca de classe média, for não só uma companheira de luta, mas uma camarada de revolução radical como Katja, aí ela tem, mesmo que menos que uma companheira negra pobre e favelada, o dobro de probabilidades de ser criminalizada, como aconteceu com Katja.

Pra fechar essa primeira parte desse texto, fica a questão questada por mim ainda em Dublin; quem defende nossas defensoras?
Dentre as e os muitos compas e camaradas radicais, pretos e pretas favelados, e os as apenas pretos há, quem, e não são poucos que acham que nossos camaradas brancos e brancas tem mais é que se fuder que nem a gente, na defesa dos direitos humanos, já que a maioria ganha pra isso,ou se não ganha, faz da defesa de defensores um roby.

Como, obviamente não estou dentre estes, e até fraternalmente contra eles.... vou por umas langerie na corda, deixar o moden do notibuk esfriar e volto ao tema... da necessidade de saber como com que e quem vamos defender nossos defensores. Alias, nem bem comecei a fechar essa primeira parte do texto, explodem fogos pros lado de Acari. Tem policia na favela.

Que Yemanjá Ogunté, com seu espelho numa mão e a espada de guerreira na outra nos defende, se distinção de quem defende e quem defende a defensora, ou defensor como eu.
ODOYÁ!
14 de Dezembro de 2017 ·

NÃO RIO DO FLAMENGO, NÃO RIO DO, MEU VASCO, NÃO RIO DO FUTEBOL CARIOCA...

Covardia dos zé ricardos, zé ruaelas botar meninos que até dois anos atrás, mal tinham comida em casa, com o peso nas costas pra salvar um time que chupa- sangues cascudos não conseguiram salvar. Vinicius, Lincoln sdo flamengo, paulinho e paulo vitor do vasco, mathus alexandre, do fluminense tem mais é que meter o pé pra europa de deixar os times se fuderem.
14 de Dezembro de 2017 ·

QUE TEM PRETO MORRENDO A CADA 30 nem vermelhoMINUTOS, QUE TEM PRETA COM PROBABILIDADE DE MORRER DUAS VEZES MAIS QUE UMA BRANCA A FAVELA JÁ SABE...

E sabe também que de cada dez mãos que impunha a arma e aperta o gatilho pra matar pretas e pretos são mãos pretas a mando de brancos, ou de pretos com jeito de brancos.

Como fazer pra preto parar de matar preto e preta, dizer a ele que preto não pode matar preto, nem branco, nem amarelo, nem vermelho? se sou preto e os que querem me matar são pretos fardados pelos brancos na ilusão de que ser capitão do mato iguala ele aos brancos? Alías, nem bem isso porque a função do capitão do mato não era matar mas capturar o escravo vivo pra devolver pro eito. Quem matava era sempre o carrasco, com capuz... muitos deles, pretos. Só que os brancos tinham o cuidado de quando o condenado era branco, botava um carrasco branco pra executa-lo. pros carrascos pretos não se acostumassem e descobrissem que podam matar branco sem serem punidos.

Fannon, em Condenados da Terra, sita que os atiradores senegaleses,que serviam o exército francês na 2º guerra, exímios atiradores nos treinamentos, tremiam e erravam o alvo, quando tinham que atirar nos alemães,brancos obviamente.
14 de Dezembro de 2017 ·

ASSUNTANDO SOBRE O JOGO DO FLAMENGO E OS MENINOS DA BASE...

Me lembro de dois jogos do Vasco que o time tava perdendo e o treineiro quis botar um garoto já no final do jogo. Um não era tão garoto, Bebeto, se recusou a entrar aos 42 do segundo tempo. diz a lenda que o treineiro, carlos alberto silva, deu porrada nele, no vestiário.

Outro, foi o Geovane, este sim subido da base, aos 18 anos. o delegado de policia/treinador quis botar ele aos 43 do segundo tempo, com o time perdendo e ele se recusou. Antônio Lopes, o treineiro/puliça correu atrás dele pra bater mas ele correu pro vestiário.

Esse tal de zé ruela anda botando meninos de 17 como vinicius, Lincoln, com 16, na fogueira, no fim dos jogos com o time perdendo na esperança de que resolvam a partida que sua incopetencia e o suga sangue dos mais experientes não conseguem. foi covardia o que rueda fez com os dois moleques. ainda mais com o Lincoln. fui comovente ver a carinha do menino no fim do jogo olhando pra torcida sem entender direito o que estava acontecendo. conheci os dois num jogo vasco e flamengo no campo do bangu, são gente boa, pouco mais que uma criança, como são os meninos do vasco, que conheço mais.

Pra mim se fosse eles fariam o que estão fazendo mesmo. meter o pé pro exterior. Bargos, o menino, 18 anos do indepediente não quis nem saber: montou no primeiro cavalo com celas que passou e foi pro futebol americano. é vem de favela de Buenos aires, como os meninos daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário