sábado, 10 de fevereiro de 2018

DEPOIS DE FUBLIN 5

Deley De Acari Vanderley Cunha você tem o direito de brincar nele com suas panelinhas de barro e sua bonequinha de pano e rodar pião e soltar pipa balangar na rede e chupar caju de baixo do pé. o quintal é como se fosse seu. conhece um poema da leila diniz/ "BRIGAM ESPANHA E HOLANDA PELOS DIREITOS DO MAR. ESPANHA E HOLANDA BRIGAM PELO DIREITOS DO MAR PORQUE NÃO SABEM QUE O MAR NÃO DOS QUE BRIGAM POR ELE MAS SIM DOS QUE O SABEM AMAR. Você, Rafael e outras pessoas que botei na postagem conquistaram meu coração pelo atos de amor por mim,
1
Gerir
Gosto
· Responder · 5 sem
2017
31 de Dezembro de 2017 ·

QUE MALANDRA É VOCE,COMPANHEIRA?

Que malandra e você, companheira mulher preta, da favela, da baixada de perifa que outro dia se recusou a ser vadia da marcha das vadias das mulheres brancas do asfalto?

UVocê que recusou ser vadia de esquerda aceita ser malandra como anita "da favela". qual a diferença de uma lage do Vidigal pra o asfalto da rio branco?

Que malandra você é,companheira?
Malandra versão femea do malandro macho do bezerra da silva?
Malandra versão femea do novo malandro do chico Buarque eu trabalha e choacoalha não no tem da central mas no brt campo grande alvorado, no metro Pavuna parque oceânico?

que malandra é você,companheira?
malandra mãe avó que ralou muito fazendo diária lavando banheiro limpando bunda de filho de branco pra filha neta anita hoje fazer festa na lage com as amigas e amigos mostrando a celulite na boa?

Que malandra é você, companheira?
a malandra da lage e da celiute ou a malandra que sai de manhã de baixo de bala de frente pro caveirão ralar dia inteiro depois ir pra faculdade e voltar pra favela bem tarde da noite e ainda por janta pro compas e tirar a calcinha da pía do banheiro que filha deixou?

Que malandra é você, companheira, que tem que ser negra favelada estudante mãe companheira mãe do companheiro objeto de assédio do compas de luta?

Que malandra é você companheira?
que me quer companheiro, amante, amigo,irmão, sem precisar que eu seja malndro?
30 de Dezembro de 2017 ·

PAMELA PASSOS&MC BETINHO DA FORÇA DO REP.
Ainda não apareceu na minha linha de tempo mas, hoje também é aniversário de Pamela Passos,e se fosse vivo, MC Betinho da Força do Rep.. Betinho foi morto jovem,21 anos por pms,em 2001 em Acari, e era um dos mais brilhantes letristas e compositores da música negra brasileira e não só do funk.
Pamela é uma mulher negra militante e uma das mais brilhantes e talentosas intelectuais negras brasileiras hoje.

Tudo que posso dar Betinho, hoje é minha saudade, e talvez consiga, se o coração aguentar escrever um poema pra ele.
Já Pamela, há 10 anos trás escrevi um poema e presente pra ela, na época acho até que ela gostou, agora, passados 10 anos, gostaria de escrever outro, mas como depois, ela renegou o primeiro, não me arrisco e escrever outro hoje, mas digo que continuo admirando, sendo fã dela, e amando-a muitão! Que sua vida seja longa e feliz, que assim serão longas e felizes nossas vidas, que temos honra e orgulho de viver no mesmo tempo e no mesmo mundo que ela.

ACHÉ, AMO LIVRE E LUTA!
30 de Dezembro de 2017 ·

TEMER&PEZÃO,2018: MAIS URUTU E CAVEIRÃO, MENOS ESCOLA.

Ontem deu no jornal que o governo federal gastou 48 milhões pra por as forças armadas no Rio, pra invadir favelas por 15 vezes. Agora estou vendo aqui na pagina 12 do Globo: VERBA FEDERAL PARA ESCOLAS DO RIO É CRITICADA. e tem uma fotinha do Pezão com o Maia Jr. assinando o o documento que libera 27,6 milhões, pro ano todo de 2018 para 785 escolas, 440 estaduais e 340 municipais. Só que o Estado tem 1200 escolas estaduais e a cidade 1700.

Como dizemos no funk, pra quem sabe ler um pingo, mc pingo é funk. a politica publica de governos, federal, estaduais e municipal é essa mesma: Mais urutu e caveirão e menos escola.
30 de Dezembro de 2017 ·

FORÇAS NACIONAIS EM ACARI, URGENTE! PELOS PODERES DE JULGMANN:

Neste momento a favela de Acari corre o risco de ser invadida por terríveis inimigos e precisamos urgente das forças nacionais, estadual e municipal pra nos socorrer.
Neste momento centenas de milhões micro inimigos ameçam invandir a favela ocultoos nas águas e uma enchente e nos matar de dengue, febre amarela, tifo hepatite diarreia, destruir nosso moveis, geladeiras, tvs, compras de natal e anos, nos expulsas de nossas casas, e subergilas em água podre merda.
Tá chovendo pra carai e precisamos urgente das Forças Nacionais:
Da Marinha: barcos anfíbios pra resgatar moradores, barracas de campanha pra acolher desabrigados..
Do Exército: braços pra ajudar carregar moveis, colchões e doentes que não podem andar.
Ah: aqueles gêneros alimentícios que o general chefe da logística comprou e tá entocado naquel galpão secreto a gente aceita porque vai precisar de muita esta básica.

Da aeronáutica. uns dois helicipeteros, não sei escrever essa porra, pra transportar morador das áreas alagadas pra lugar seguro.

Pelos poderes de JULGMANN, O MINISTRO!
29 de Dezembro de 2017 ·

ABRICÓ DEPOIS DE MUITO TEMPO...

Estou cavando tempo pra ir a abricó, única praias naturista de cidade. Além do tempo preciso de um óculos escuro de qualidade que filtre os raios de sol de verdade pra não afetar minha vista já prejudicada. Outra coisa é arrumar companhia que além gostar de praia naturista com alegria, companheirismo e respeito, tenha disposição pra caminhar sobe morro desce morro sobe morro a pé do pontal até grumari. Aquescendo as turbinas e aguardando tempo bom. que vai?
29 de Dezembro de 2017 ·

TUDO DE BOM CHEGAR O NIVER DE UMA AMIGA BOLADO E TRISTE E SAIR E SAIR CALMO E FELIZ E ABENÇOADO PELO ATO SUBLIME DE DUAS MULHERES NAMORANDO.

Só consegui sair da favela depois de sete da noite, depois que acabou a operação do 41ª e de uma varredura pra ver se não havia tróia. Sai de casa bolado e triste por não ter mais a liberdade de sair de casa e voltar a hora que quiser. Sai de casa a hora que Eles deixaram, cheguei no aniversário da amiga, comecei a relaxar quando constatei que o tema do niver era o niver mesmo, e não a violência, temer ou a bunda da anita. bebi pouco e comi muito. como diz o ditado, peru morre de véspera e morre porque ficou bêbado. Fiquei feliz pela bela festa que a amiga merece por ser uma benção das yabas e nossas vidas.

Infelizmente tive que ir embora sedo pra destino certo e sabido por poucos, antes da meia-noite, antes eu minha carruagem de cristal virasse abobora e explodisse comigo dentro.
Fui pra onde tinha que ir calmo feliz e me sentido abençoado por presenciar o ato lindo delicado e sublime de duas mulheres, uma dela amiga querida, namorando e se beijando da forma mais terna e cândida.

Pra quem durante o dia viveu o terror e a angustia de uma operação policial que poderia custar a vida, com todo o machismo hiper-heteromasculinismo encerra, ter guardada no coração e na mente a imagem do ato de duas criaturas humanas, do mesmo sexo, lindas miitantes e guerreiras, é tudo de bom e tudo que eu preciso, pra continuar na luta, e inspirado no sublimidade delas dizee pra mim, mesmo e quem me lê: Bolsonaro, Feliciano: não passarão! Viva a Revolução, afroanrcofeminista.

Grato meninas, por me mostrarem que a revolução pelo amor livre e não patriarcalmente possessivo e dominante é possível e virá. virá a partir de pequenos feitos feitos no dia a dia, como o namoro entre duas guerreiras amorosas e guerreiras

Que Oxum lhes abençoe sempre, que vocês duas, mesmo sem saber, simplesmente sendo sublimes e verdadeiras, me abençoaram com tanta singeleza.
ACHÉ, AMOR LIVRE E LUTA!
28 de Dezembro de 2017 ·

41º NA FAVELA, MINHA IRMÃ NA RUA, QUE HORAS ELA VOLTA? VOLTA?

Feijão e frango no fogo. Minha irmã, 65 anos, dificuldade de andar, sai pra rua. Pergunto se vai voltar pra almoçar. Bolada com alguma coisa, ela tá sempre bolada,responde um seco não sei sai e bate a porta. Aumento o volume do som pra ouvir o suave o rascante e angustiado trumpete de um Davis já aidético e ranzinza. Ouço foguetes e tiros na direção da casa onde mora a irmã de igreja onde minha irmã costuma ir.

Minha reação insitintiva é sair a procura dela. Vou a janela, passa um menino de radinho apressado, olha pra mim e faz 4 depois um com os dedos. Entendo que é o 41º. Em seguida faz sinal de cortar pescoço e aponta pra mim, depois faz sinal pra eu meter o pé. Faz sinal que tem alguém rondando em torno da favela.
Não demoro entender que é o bonde dos caras que querem meu pescoço, mas não só o meu., minha apreensão aumenta porque vejo que duas compas ameaçadas estão on line e não sei se estão na favela ou fora dela. já são 12h54 minha irmã não almoça a essa hora, mesmo se voltasse agora já apaguei o fogo do feijão e do frango. também perdi a fome. Melhor pro povo que vai no niver da glaucia menos um pra comer e beber já´que perdi a sede também.

Dá pra sair de casa, mas como sair sem saber da minha irmã e das compas que estão on line e não sei se estão em casa correndo risco?
Como sair se no entorno da favela rondando há uma hiena, num pálio prata escuro placa KZO 5330, clonada/ tembém que meu fígado pra paté? forro a toalha no chão deito e fico ouvindo os sons da rua, passa um veiculo pesado mas não é o caveirão.. só um caminhão de bebidas. dou uma ultima olhada em quem tá on line, duas compas da anistia estão, mas pelo jeito estão na praia ou curtindo o recesso com as famílias. Melhor não incomodar.

Desligo o celular e o computador,,,
Vou tentar dormir na esperança que a dor de miles davis vire canção de ninar eu eu durma até os pilas irem embora e eu puder ir pro niver da glaucia. Sorria, povo. estou sem fome e sem sede. vai sobrar mais pra vocês.

Por agora só quero saber que horas minha irmã volta... se volta!
28 de Dezembro de 2017 ·

ESTOU ACEITANDO FELIZ ANO NOVO ANTECIPADO...

Só que tal qual Zózimo Bulbul me guio pelo calendário lunar:
,Meu primeiro dia de ano novo começa dia 24 de janeiro, com a lua crescente. Feliz Ano novo.
27 de Dezembro de 2017 ·

SABE PORQUE FALEI POUCO DA BUNDA DA ANITA?

Porque só sei falar do que conheço profundamente, sem queres ser machista, mas sendo.

Na indústria cultural multinacional do descartável bunda da anita é tão passageira quanto internacional.

Nesta indústria cultural do descartável todo corpo é mercadoria todo clip é markentig pra vender o corpo negro
seja a bunda da anita, seja o cabelo novo do neymar, seja o topete engomado do mulato Cristiano Ronaldo.
Nada no clipe da Anita é supérfluo, é a mais, nenhuma celulite, nenhum tórax bem delineado de um do meninos, nem um gota de suor corre de um daqueles corpos negros
sem que o montador do clip foque, sem que passe batido pela edição final nem pelo dono da gravadora, do empresário de anita.

Se a megaprodução da anita quisesse que sua voz aparece mais que seu corpo, contrataria spike lee pra dirigir o clip e não o megadiretor de clip funk sex.

já vi clips de Madona, Beonce, laide gaga, xakira, essas donas cantam muito e seus corpos belos apenas ilustram a beleza de seus cantos, nunca fiquei mais que um segundo olhando a belas pernas e tina turner antes de ficar duas horas de olhos fechados ouvido sua voz poderosa e cortante.

Gostei o clip da anita porque ele é bem feito, uma peça de markenting internacional feito pra o que exatamente esta conseguindo.
A lógica de mercado do corpo que pede um clip como o da anita, é a mesma que pede o corpo negro do Anderson silva sendo socado num octopo, é a mesma que pede corpos negros sendo dilacerados em clipes de longa duração como os filmes tropa de elite e cidade de deus...

Vai para roliudi ou não vai? vai para o oscar ou não vai, vai para o emmy, ou não vai

Quem os produtores da Elza Soares ou Olen Orelia contratariam pra fazer o clip delas? o mesmo diretor do clip da anita, spike lee, Clementino Jr, ou Luiz Antônio Pillar?

Ah!!! você não sabe que é clementino Jr, nem o Pillar?

Mas sabe quem é Spiike Lee?
Quem sabe um dia anita contrate ele pra mostrar que tem voz e também sabe cantar.

Ai eu vou falar bastante dela já que há coisas na vida que se pode conhecer profundamente sem que se precise ser machista ou sexista.
26 de Dezembro de 2017 ·

SUA BENÇÃO, MAÍNHA GLÁUCIA...

Toda vez que vejo Gláucia, principalmente quando ela está de brancp,, no dia do orixá dela, minha primeira reação, automática, e me prostrar ao pés dela, bater palmas três vezes, depois levantar ganhar um abraço de yalorixá, beijar suas mãos, pedir sua benção, e só depois zoar com a cara dela, como gosto de fazer.

Gláucia tem idade pra ser minha filha, mas nossa religião, é a única que dá a uma pessoa, trinta anos mais nova que a outra, seja respeitada e obedecida como se fosse mais velha.

Uma pessoa com cinco anos de santo, e com pouca idade biológica é efetivamente mais velha que uma pessoa de muita idade mas com menos anos de santo.

Esse mais saber acaba prevalecendo no dia a dia, tão forte é a cosmovisão afrosagrada do mundo, influencia a vida comum e em comum.

Como Glaucia tem bons anos de santo, e eu não tenho nenhum, sua sabedoria é grande e a minha é nenhuma, por isso, neste dia tão importante pra nós que partilhamos a vida aqui no aye, com ela, eu em particular só me resta, tomar sua benção humildemente e pedir aos orixás que a abençõe e proteja e lhe de longa vida feliz que assim longa feliz e abençoada continuará a ser nossas vidas que convivem com ela, já que ela é uma benção do orun pra nós.

Sua benção maínha Gláucia! obrigado por ser você em nós, neste e em todos os dias!
Gosto
Comentar
Partilhar
1 partilha26 de Dezembro de 2017 ·

TERRORISMO DE ESTADO EM FORMA DE CHUVA...

No tempo em que o estado esbanjava dinheiro pra gastar 8 mil reais pra levantar o caveirão voador do chão eu olhava da minha janela do 4 andar e já sabia que ia ter tragédia.

O terror de estado que o caveirão voador causa no povo da favela só tem igual ao terror que trombas d'água causam, meia hora de chuva torrencial pode ser suficiente pra fazer transbordar o Rio Acari e fazer a enchente subir a até 3 metros de altura.

Numa dessas vezes, os danos só não foram maiores porque o então chefe do tráfico formou uma força tarefa e ajudou os moradores a levar seus pertences para locais mais altos.

Quatro horas depois, com a enchente baixada, montes de camas, colchões. eletrodomésticos danificados perdidos o BOPE invade a favela, pisando na lama, tropeçando no lixo, caveirão voador voando baixo prolongando o terror que veio do alto como o pé dagua que veio do alto no dia anterior.
,
Questionei um sargento que se protegia fazendo de um armário cambeta sua trincheira. poxa chefe, vocês podiam ter vindo ontem na hora de chuva. Ele olhou pra minha camisa da primeira campanha contra caveirão,o senhor ´não é defensor de bandido ? porque não pediu a eles? Não precisei pedir, eles ajudaram. Que bom. o bope é policia não é mãe tereza de calcuta...
Por isso que a favela fecha com trafico, respondi com raiva sem pensar.
Sabe que posso prender o senhor e te associar o trafico?
Sei! respondi.
Nisso o caveirão passa, um dos snipers pendurado aponta pra um lado, em seguida descarrega sue fuzil, o sargento caveira corre pro mesmo lado com outros soldados..
olhei pro caveirão voador e olhei pro lado da zona oeste, um vale entre o maciço da pedra branca e a serra do mendanha. Muitas vezes quando olho pra lá da minha janela do 4 andar do amarelinho e vejo que o pedra branca e mendanha sumiram nas nuvens de chuva mesmo quando em acari, não esta chovendo, sei que o terror de estado em forma de chuva ameaça a favela porque o rio acari, nasce na serra do viegas, no maciço da pedra branca, em realengo. e quando chove na sua nascente rio enche., os estados prefeitura e estado estado sabem disso, mas preferem mandar a policia e seus caveiirões pra aterrorizar os moradores e ao em vez de engenheiros civis, maquinas, tratores, pás mecânicas.
24 de Dezembro de 2017 ·

TRÊS HISTÓRIAS, MAS NÃO A MESMA DOR,DONA VERA.3

Antes de falar do pequenino Arthur baleado por bandidos quando atiravam em pms. Uma pergunta, nem um pouco iironica, uma pergunte de ignorante mesmo. Os pms negros mortos por morte violenta,seja por quem for, estão incluídos dentre os "negros que são mortos a cada 23 minutos." no pais?UAI! Não são negros? Outra pergunta nada irônica, burra mesmo, sinceramente burra? que mais mata preto? preto ou branco? se a maioria dos pretos mortos são mortos por pms, se a maioria dos pms, do sudeste pra sima são pretos é absurdo dizer que a maioria dos pretos estão sendo mortos por pretos. Estou racializando? pode não ser importante pros brancos, mas sou preto, e pra mim é importante.
24 de Dezembro de 2017 ·

TITÍO MARIO.NOSSO PAPAI NOEL INESQUECÍVEL.

Mario Vianna, com dois enes, era um policial aposentando, ex-juiz de futebol e comentarista de arbitragem da radio globo. Gostava de se vestir de papai noel e distribuir brinquedos pra garota da Urca, onde morava. Lá tava ele distribuindo presentes pela rua dezenas de crianças trás dele.
De um bar um gaiato grita. Papai noel viado.
Mario, enfurecido parte pra dentro do bar, a garotada atrás, e mete porrada no abusado. E a garotada na torcida; isso ai papai noel, mete a porrada nele, dá-lhe papai noel, quebra ele papai noel. Abusado nocauteado mario/papai noel pega o saco e sai límpido e fagueiro pelas ruas cumprindo sua sagrada missão de distribuir presentes simbolizando paz e amor como manda o espirito natalino.
24 de Dezembro de 2017 ·

TRÊS HISTÓRIAS, MAS NÃO A MESMA DOR,DONA VERA.2

No caso do pm morto em assalto.
Os números da própria policia mostram que 9 entre cada 10 policiais mortos, morrem em tentativa de assalto, a maioria não concluídos em que a vitima leva muitos tiros, muitas vezes, dezenas de tiros. Uma das justificativas pra tantos tiros seria o fato de normalmente ele estar portando uma arma o que acirarria a ira dos assaltantes.

A quem questione tantas tentativas de assalto e pouca conclusão. Há quem afirme, e não são poucas as afirmações, é que na verdade, não seriam tentativas de assalto, mas sim acerto de contas, entre os pms mesmos.

Seja lá o que for, há nas mortes de policiais, uma clara hierarquização do crime, e uma subliminar hierarquização da dor. Quem mata um policial, civil, ou militar tem sua pena agravada. Logo de inicio, ai há um hierarquização dentro do próprio quadro de servidores públicos: Não há agravamemento de pena para quem mata um professor ou um médico servidores públicos tanto quanto os agentes de segurança.
Deveria haver ai um isonomia, não é mesmo?

E pior, com relação a população civil, a hieriquirzação é maior ainda, já que não há agravamento de pena pra agentes públicos que matam civis no exercício de da profissão, nem no caso dos agentes de segurança como no caso de erros médicos.

Por consequência esta implícita aí que a dor da morte de um pm ou policia civil morto por um civil é maior que a dor de um civil morto por um pm ou policia civil.

Uma outra questão é importante: é comum ouvir-se expressões de dor resignada de mães de rapazes envolvidos no tráfico ou em assaltos quando são mortos em confronto ou em execuções sumárias mascaradas de auto de resistência. "ele estava envolvido mesmo, vou entregar nas mãos de Deus.

Quando o numero de mortes de policias chegaram a 100, o jornal Extra publicou as fotos do 100 mortos.
Dos 100, mais de 20 já havia servido num dos dois batalhões, 9º e 41º BPM todos eles foram reconhecidos por moradores como envolvidos em execuções sumarias, ferimento de civis por balas perdidas, coação e achamento de marginais.
Mortos viraram heróis. E a dor das famílias, das mães, mulheres,filhas foram estampadas nos jornais.

Quanto desses heróis, depois que mataram civis covardemente chegaram em casa e contaram mãe ou pra mulher que haviam executado um bandido ou um inocente?

Não é equivoco dizer que o policial que mata, seja por execução sumária ou por bala perdida, forja dois autos de resistência, um pra justiça outro pra sua família.
No caso de execução sumaria de bandidos comprovadamente bandidos, na maioria das vezes ele não precisa forjar o auto de resistência informal em casa já sua família, mãe, mulher, filhas e filhos comungam com ele e com a sociedade civil de que bandido bom é bandido morto. E u executor sumario estaria apenas pondo em pratica a pena de morte, extralegal mas existente na sociedade brasileira.
23 de Dezembro de 2017 ·

TRÊS HISTÓRIAS, MAS NÃO A MESMA DOR,DONA VERA.

A dor de uma mãe que teve a filha morta por pms não é a mesma dor da mãe que teve o filho baleado e morto ainda no útero, numa troca de tiros com bandidos... não é a mesma dor da mãe de um filho de um pm morto por bandidos, como que nos fazer crer o jornal o globo e a repórter Vera Aaraujo, numa matéria assinada por ela, no globo de hoje.

As dores são diferentes, por as mortes terem tido causas diferentes e matadores diferentes.
Por ser militante de direitos humanos favelados vão achar que estou hierarquizando as dores, tentando dizer que a dor de uma mãe que tem o filha morta por pms é mais importante...
Eu ainda não comecei a dizer nada, nem hierarquizar... estou fazendo esta postagem pra mostrar como a iniciativa de hierarquizar as dores, é da própria repórter e do jornal. É indisfarçável que a dor da mãe do filho de um pm é mais importante. Equivoco meu? Não! Como se diz no mundo das imagens, uma imagem vale por mil palavras. Como assim?
Assim: a foto de capa, é da mulher do pm com o bebe recém-nascido, e a legenda do lado:"ainda há vida depoiE entãoao a gente vai prra pagina 10 onde tá a matboraem embora o box de cada caso sejam do mesmo tamanho a foto da mulher do pm morto dndo paapinha pro bebe é 4 vezes maior queas fotos da mãe da menina morta por um pm e a foto da mãe qe teve o bebe baleado no útero.

A sra Vera Araújo, como a sra Carla Rocha são desses repórteres especiais que tem suas estantes cheias de troféus ganhos como prêmios de jornalismo-vampiro que ganha premio com o sangue e a desgraça do pobre preto favelado. Viva a elas. Talvez ganhe uma medalha de honra ao mérito do comando maior da pm por mostrar que a vida de um pm vale mais que a vida de uma menina ou um bebe intrauteino favelados.
do um breik e aqui e volto ao assunto.hoje ainda.
22 de Dezembro de 2017 ·

UMA DIVINDADE PRA ABENÇOAR SEU DIA?

Seja qual for sua religião, seja você uma pessoa negra ou branca, que ter um dia abençoado?

Vá no yutube e veja o clip GAMBIA e Sona Jubartet. Seis minutos de divindade viificada numa das mulheres mais poderosas espiritualmente do mundo.

O cantar, o compor, o tocar Kora, de forma encantatória e sublime fazem de Sona uma voz de uma divindade feminina ela própria uma criatura divina.

Um divindade pra abençoar seu dia? Sona Jubartet todo dia, antes começar seu dia!
22 de Dezembro de 2017 ·

FSM/SALVADOR/2018,DAS MÃES DE ACARI AS MÃES DO MUNDO:

No Fórum Social 2005 em Porto Alegre uma delegação de mais de 40 mulheres negras e de periferia coadjuvadas por militantes da Rede de Comunidades e Movimentos Contra a Violência tiveram uma participação protagonista e surpreendente. A nossa participação girou em torno da exibição do filme "entre muros e favelas.' seguidas de rodas de conversa. Mães de Acari, Mães do Caju, Mães do Rio foram grupos de mães de vitima de violência que tiveram participação protagonista, emocionada, chocante e politizada. que teve ponto alto o encontro histórico das Mães de Acari com uma das Mães de Maio, da Argentina.

Em 2005. As cidades do Rio de Janeiro, Vitória e São Paulo lideravam as estatísticas de mortalidade de jovens negros e por morte violenta.

Do Nordeste somente Salvador figurava entre as cinco cidades mais violentas do Pais.
Passados 13 anos cidades nordestinas que sequer apareciam nos mapas de violência hoje lideram essa trágica estatísticas. Fortaleza, Aracaju, Natal, Maceió, Salvador...

Embora o Rio e São Paulo apareçam "apenas" lá pela oitavas, nonas colocações nesse jogo de violência estatal e paraestatal, são nossas cidades que ainda que tem maior projeção na mídia, e na sociedade. E a lutadoras e lutadores contra o genocídio também são mais conhecidas.

Mas não é preciso ser muito participante no mundo dos direitos humanos pra saber que onde há opressão, injustiça, genocídio do povo, há indignação, resistência, menos e mais politizada, mais e menos radical mas sempre resistência.

Seria muito bom se as favelas do rio, com nossas mães de Manguinhos, mães de acari, mas do alemão, mas das favelas da zona sul, da periferia e da baixada pudessem reeditar em Salvador, a participação de porto alegre há 13 anos atrás e somar luta com as mães nordestinas, com a participação igualmente coadjuvante mas importante da juventude negra e pobre e militante favelada e da periferia.
Gosto
Comentar
Partilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário