quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

VÊ SE FICA VIVA,TÁ?



       
   Eu, outro defensor de direitos humanos estávamos sentados na porta de um bar. Ao nosso lado três mulheres conversavam conosco, duas delas, mãe e filha, a outra irmã e tía. Mais uns 50 três "meninos" com seus portes aguardavam seu chefe que estava no "descanso." próximo dali.
Assim que ele sai os "meninos" se põem e alerta, ele passa pela gente, dá bom dia pra geral, zoa as mulheres que estavam bebendo cerveja, ela respondem a zoação, pedindo pra deixar mais duas pagas. Ele olha pro dono do bar e ordena: arreia meia dúzia pra essas muié ai, depois me diz quanto foi.

Passa e vai se juntar a sua "cobertura". Fala baixo com eles, e sai andando com dois ao seu lado e outro atrás. Este joga um beijo com a mão pra mulher mais jovem, uns 16 de quem é namorado. Ela responde com uma bicota de longe e fala em tom firme, amoroso... que aos meus ouvidos soa maternal: "Ve se fica vivo,tá?

Frase como esta, mais ou menos dito dessa forma, mas sempre com o mesmo sentido deve ter sido dita, milhares de vezes todos os dias,por mulheres de favela e periferia, ao longo de sentenas de anos, inclusive pela minha, D. Zeni.

Mas vou me situar num anos especifico, 2014, por ser um anos emblemático pra favela de Acari, ano coberto pela pesquisa da Anistia Internacional que registrou 10 mortes de homens, todos negros, no Complexo de Acari, registras com auto de resistência, com fortes evidencias periciais, algumas delas testemunhais de execução sumária, ou como dizem os especialistas, execuções extra judiciais.

Ve se fica vivo,tá? deve ter sido dito,ou pensando ou balbuciado por uma mulher, mãe, companheira filha ou irmã de cada um deles, antes de terem saído de casa.

Mas, pela primeira vez ouvi um versão masculina da mesma frase, quando fui buscar uma das mães de um desses rapazes mortos, pra se encontrar numa reunião com um grupo de pesquisadores da Anistia, num centro cultural da Favela. E foi pronunciada por sua filha adolescente: "volta logo mãe: "Ve se fica viva,tá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário