sábado, 10 de julho de 2010

+ "Fessora" e - "Puliça"

Deixei a animação cultural do Ciep Dr. Adão Pereira Nunes e da S.M.E./RIO em 1992. Fazia parte do grupo de animadores culturais que não aceitaram serem transferidos para Secretaria de Cultura com a mudança governo. Antes, bem antes já trabalhara no Adão, em 1985. Era animador cultural do Ciep Zumbi dos Palmares, e fiquei no Adão um mês coordenando um colónia de férias junto com outros dois animadores.

Quando saí do Adão em 92, este Ciep era um dos 3 melhores dentre os Centros Integrados de Educação Pública, de tempo integral, de 5ª á 8ª Série da Cidade.

Em 2003 voltei ao Adão, não mais como profissional de Educação, mas como militante animador cultural,j unto com o rapper Delirio Black, para dinamizar o projeto de Hip Hop Quinto, Elemento do Hip Hop, o Clima Organizado da Paz.

O Quinto Elemento aconteceu, numa primeira fazer, de Março á Junho daquele ano com oficinas de grafite e break. No dia 28 de Junho de 2003, marcamos a festa de encerramento de primeira fase, na Quadra de Escola de Samba Corações Unidos do Amarelinho. Infelizmente, meia hora antes do inicio da atividade, dois dos grafiteiros, adolescentes foram executados por pms do 9º BPM junto com mais dois outros meninos, e mais a moradora da casa.

Jamais conseguimos dar continuidade ao projeto no Ciep, tanto por falta de patrocínio, como também por desanimo com a tragédia acontecida.

Wesley foi fazer outras coisas na vida dele, e eu que tinha um vínculo emocional antigo com Adão continuei "peranbulaNdo" pelos seus corredores e pelo núcleo de mídia, sem saber muito o que fazer. Comecei uma oficina de handebol feminino que durou alguns meses, mas não consegui recomeçar na virada de um ano pra outro.

Contei um pouco do meu vinculo com o Adão para dizer que desde que voltei a essa escola, onde passei os melhores anos,dos meus 20 anos da minha vida como animador cultural, também dos meus 40 de militância cultural.

Antes de voltar, da comunidade, acompanhava , de fora, com tristeza,a fama do Adão, como a pior unidade escolar da 6ª CRE, e de dentro da escola o esforço e o exito da sua direção e de alguns professoras como Gisele, Beth, Cassia, Michele, Solange, Gloria, Guendolyn.etc para a deste negativo ranquing.
Hoje o Adão é a melhor escola da 6ª CRE, e uma das 10 melhores de toda a Rede Municipal, dentre as 1.100 e tantas outras.

Por isso li com ironia e descrédito, autoridades municipais festejar, o fato de uma escola de rede municipal, Escola João de Deus, da Vila da Penha, Zona Norte da cidade, ser a "melhor" escola do Rio, na recente, estatística do IDP.
Quem vê de "longe" a educação municipal no Rio, tende a creditar na politica de educação pública posta em pratica pela atual administração, e não só aos educadores da João de Deus. tão boa qualidade de ensino.

Mas, quem, como eu, há tanto anos, venho vendo de "dentro" a educação nas escolas públicas da cidade sabemos que não é bem, assim, alias, não é de jeito nenhum assim.

Na melhoria da qualidade na educação que vi no Ciep Adão Pereira Nunes, nunca percebi um pontinha de unha sequer, de um possível politica de educação pública da administração central, muito menos da CRE., ao contrario, varias vezes vi a direção da CRE ,mais fazer tudo pra atrapalhar do que pra ajudar.

Com certeza, tudo o de bom que houve de avanço na educação no Adão, deveu-se a competência do seu corpo diretivo, da coordenação pedagógica e principalmente das professores que já sitei.

E mais, desde que, o prefeito césar maia, anunciou em Dezembro de 2003, (logo após o PAN 2007 ser confirmado para nossa cidade ) que os legados do PAN seriam definitivos e a área social seria a mais beneficiada. Mas, o que se viu desde então? nos 4 anos pré pan e nos 3 anos pós pan, os governos federal e estadual investiram na cidade, quase um bilhão de reais em segurança pública, e nem 1°/° em Educação. Equanto isso escolas municipais como o Adão Pereira Nunes, que já teve otimos projetos pedagógicos de educação fisica, tem uma quadra de esportes total degradada há quase 10 anos sem que a prefeitura atenda os pedidos de reforma, tendo professores de educação física dar aulas no auditório, no pátio, ou num gramado, no terreno da escola.

Escolas: Suporte sociais para UPPs... proclama a Secretária Municipal de Educação Cláudia Costin, empolgada com o que ela considera avanços na educação municipal "provocados" pelo Projeto Escola do Amanhã, que completará um ano em Agosto deste ano.

O Ciep Dr. Adão Pereira Nunes, é uma das tais 150 escolas em área de risco que teriam sido beneficiadas, o índice de violência consideravelmente diminuídos com a "presença" do projeto.

Na 2ª parte deste texto, a partir da minha experiência de ter acompanhado de perto a implantação do Escola do Amanhã, no Adão e de mesmo, ter indicado sua coordenadora e alguns oficineiros, vou fazer uma avaliação, a "minha" avaliação,crítica e, o mais criativa que me for possível, deste um ano do ""Escola do Amanhã", e das consequências, péssimas, que podem trazer, essa "surreal" proposta da Secretária, de juntar professores e policia, educação e segurança pública, nos próximos seis que antecedem a Copa do Mundo de 2014, no Rio, e as Olimpíadas de 2016.

Lembrando ainda que, antes vamos ter ainda, mais dois mega eventos, antes da Copa: Os Jogos Mundiais Militares em 2011 e a ECO/RIO + 20 em 2012.

Para todos esses megaeventos as autoridades públicas federais, estaduais e municipal, tem anunciado o gasto de bilhões com segurança pública, transportes, turismo, construção e reforma de estádios...

Com relação a Educação Pública na Cidade?... Até,agora, só mesmo essa intenção da secretaria de educação municipal do Rio, de fazer das escolas "suporte" de policia pacificadora, que, pelo que tem se visto nas favelas "pacificadas", nada tem de pacificação, mas de implantação de terror, de silencio e medo pelo terror, e não de paz pela paz nas favelas.

Mas isso já é assunto para 2ª parte do texto no blog: www.deleydeacari.blogspot.com

2 comentários:

  1. Pois é meu Caro, educação e segurança / UPPs e pacificação / mega eventos esportivos e o tal do legado para toda a cidade são equações de estranhos resultados.

    Força aí meu camarda pra continuar na luta

    ResponderExcluir
  2. meu querido,
    quero muito ler esse texto, mas com esta letra tá impossível. Vc podemandá-lo pra mim?
    obrigada e bjos
    Adriana Facina

    ResponderExcluir