segunda-feira, 29 de setembro de 2014

PORQUE WADIH DAMOUS? POR MAIS DIREITOS HUMANOS E MENOS POLICIA EM ACARI



  

     Acordo da costumeira “madorna” das tardes com a voz , no rádio,do Deputado Pedro Fernandes, numa propaganda eleitoral se vangloriando por ter conseguido a construção do Batalhão do CEASA, 41º BPM e outros seis mini-batalhões e, prometendo se for reeleito, mais policia.

O Complexo de Acari, há mais de 40 anos, é um tradicional curral eleitoral da Família Pedro Fernandes, e “Pedrinho”, como é conhecido o jovem deputado, tido como herdeiro político da família e com promissora carreira política pela frente.

Neste momento, há menos de uma semana para o dia das eleições, cerca de 60 cabos eleitorais, na sua maioria mulheres negras, da favela de Acari distribuem “santinhos” de Pedro Fernandes,em dobradinha com o dp. Federal Pedro Paulo, pelas ruas das favelas do Complexo de Acari, pra ganhar 80 Reais por semana, por 10 horas de trabalho diário Muitas dessas mulheres acarienses teve um filho, irmão ou companheiro morto, preso ou espancado por policiais do 41º BPM.

Muitas dessas mulheres já tiveram suas casas invadidas, sem mandato de juiz, e saqueada por policiais do 41º BPM. O mesmo 41º BPM pelo qual o Dep. Pedro Fernandes, se gaba de ter viabilizado a construção. Esse 41º BPM que, herdou do 9ºBPM, que até sua construção, policiava a área, o triste e macabro recorde de execução extra-judicial/execuções sumárias de supostos traficantes, e a suspeita de morte de pelo douze pessoas, dita “inocentes” em menos de dois anos, inclusive de mãe e filha, na Favela Quitandinha, em Costa Barros, e do produtor cultural João e do jovem trabalhador do CEASA,  Pedro, no mês de Julho passado,em Acari.

Melhor faria o Dp. Pedro Fernandes, que ao em vez, de prometer mais batalhões e mais policia, prometesse, senão fechar, ao menos exigir, do governo estadual ao qual apóia, uma investigação séria e rigorosa, sobre os crimes cometido pelo policiais do 41º BPM, do qual é um dos principais responsáveis pela construção e existência e portanto, responsável indireto, senão por omissão, dos crimes do 41º BPM que vem se revelando uma verdadeira “quadrilha fardada e armada”.

Felizmente, no Complexo de Acari, ao contrário de outros complexos de Favela, a campanha eleitoral, corre livre e sem nenhuma pressão ou repressão e com toda liberdade de expressão.

Por isso, como defensor de direitos humanos e militante comunitário de Acari, apoio os candidatos Toninho da Padaria, 65065, pra dep. Estadual e Wadih Damous, 1322 para dep. Federal.


Apoiar, Wadih e Toninho, pra mim tornou-se mais que participar de uma campanha eleitoral, mas um ato de protesto contra a política de militarização das cidades, de confronto extermínio pela policia, e contra a política de segurança pública baseada na UPPs, da qual o atual governo representado por Fernando Pezão, e a Familia Fernandes, principalmente a sua matriarca Vereadora Rosa Fernandes, candidata em potencial, a prefeita do Rio, em 2016, ano das Olimpíadas no Rio de Janeiro,e também da Sessão Especial da ONU Sobre Politica Mundial de Drogas.


Vanderley da Cunha, 

Poeta, Animador Cultural
E Defensor de Direitos Humanos do Complexo de Acari.
Blog: deleydeacari.blogspot.com.br



Parte superior do formulário
·  
·         Vanderley Da Cunha Vanderley

Um comentário:

  1. Olá, Deley. Chamo-me Maria Isabel e estou escrevendo um trabalho apenas sobre a produção cultural nas favelas localizadas em Acari. Especialmente Vila Esperança... gostaria de saber se podes me ajudar com isso.. Estive em visita ao local recentemente, mas pouco pude conversar com moradores sobre as iniciativas culturais.. Fora isso sou amante da poesia e grande admiradora do seu trabalho e força de vontade. Um beijo grande!

    ResponderExcluir