sábado, 10 de fevereiro de 2018

DEPOIS DE DUBLIN,PARTE 1



ley De Acari Vanderley Cunha
8/2 às 10:18 ·

BEIÇOLA: O 30º EX-ALUNO MEU MORTO PELA POLICIA...

Ontem fiquei sabendo que o jovem morto, pela tróia do 41º bpm foi o Beiçola, que treinou na Escolinha do Areal Livre, dos 7 aos 15 anos. Ele é o trigésimo ex-aluno meu de escolinha de futebol morto pela num período de 15 anos.

Nem o fato de ter 9 meninada de acari, hoje jogando, federados, em clubes grandes do Rio, seis treinados e preparados por mim, a maioria com menos de 10 anos, diminui minha tristeza, minha depressão, meu desanimo, minha certeza de fracasso, meu sentimento de culpa e impotência e minha vontade de parar com tudo.

8/2 às 9:00 ·

EXÉRCITO REVISTA MULHER EM PÚBLICO E BEBE CHORA DE TERROR NO CARINHO. AGORA ME DIGA: QUAL O TAMANHO DA SUA DIGNIDADE QUE EU TE DIGO O TAMANHO DA SUA HUMANIDADE...

Aos 63 anos eu já vivi e ví quase de tudo ness vida.
Mas não me lembro de ter visto algo que me revoltasse e mexesse mais com a minha dignidade que a grande fotografia de quase meia pagina no Globo de hoje. uma jovem negra sendo revistada e apalpada na linha da cintura por soldado das forças armadas em praça pública. Atrás, uma menina negra, menor de idade, porque botaram um cristal, nos seus olhos aguarda pra ser possivelmente revista também. no chão dentro de um carrinho, um bebe negro, não deve ter mais de dois anos, chora aterrorizado.

O que esse bebe vai pensar pra sempre da policia,das forças armadas não sei, espero que pense e odeie da forma mais forte possível da mesma força e forma que ama e teme a mulher que ve sendo constrangida e esculachada.

Gente: qual o tamanho da minha da sua da nossa dignidade? ela mede o tamanho da minha, da sua, da nossa humanidade!

E não temos o direito de nos dizer dignos e humanos se nos calarmos, não fazermos nada diante de tão cruel e sinistra indignidade e desumanidade.

Essa, moça, jovem negra, simples moradora da CDD, tem todo direito de deixar pra lá, ficar com medo de correr atrás pelo constrangimento e vexame publico que sofreu, pode até achar normal, ou não achar normal e temer represaria

É UMA MULHR NEGRA,GENTE,E UM BEBE NEGRO,PORRA!
O QUE QUE NÓS PALADINAS E PALADINOS DA DEMOCRACIA, DA JUSTIÇA E DOS DIREITOS HUMANOS VAMOS FAZER? PORQUE VAMOS FAZERRRR.NÉ?.

8/2 às 8:15 ·

NÃO ABRAÇO NEM AFAGO A MARÉ PORQUE... Quando sem tem uma pessoa, um povo, um lugar amado e querido dentro de nosso coração nosso próprio coração já os abraça e afaga sem que você precise abrir e fechar os braços amolengar e os dedos pra o cafuné do afago.

MARÉ EU AMO MUITÃO!😜😜
8 de Fevereiro de 2016 ·

NÃO ME CHAMEM PRA MOVIMENTOS CONTRA VIOLÊNCIA...

Eu lí Fanon e com ele aprendi ser violento. Essa briga pobres versus ricos só pode terminar quando a gente tiver morrendo mais ganhando. Paz perdendo não é paz... é derrota e escravidão de novo.

Quando estiverem perdendo eles vão querer conversar sobre a paz, então; De boa: a paz será em nossos termos. e não será paz... será PAZ!

Depois da nossa VITORIA a gente conversa, de boa, sem violência, Já que PAZ COM VOZ É PAZ E CORAGEM!

7/2 às 4:50 ·

PORQUE ANITA NÃO É SAMUEL L. JACKSON...

Lí em algum lugar, acho que n'O Globo que Anita aceitou fazer papel de uma pm de uma UPP que acredita estar prestando um bom serviço pra sociedade. Mas se decepciona depois da morte de um colega de farda. Mesmo assim continua na policia.

Duns tempos pra cá a Globo vem usando sua linha de cultura e arte pra salvar a imagem de o próprio corpo que projeta a imagem. Foi assim com Paola Oliveira fazendo um tenente do Batalhão de Cães/Choque, um das corporações militares mais cruéis e assassinas da policia brasileira.

Ainda precisamos descobrir porque a globo defende tanto as upps, que seus próprios idealizadores consideram um projeto falido.
Defende tanto que resolveu aproveitar a popularidade da cantora Anita pra protagonizar uma minissérie, mais uma chapa branca pra tentar salvar uma politica de segurança publica civil/militar/penal/extrajudicial.

Quem viu DJango Livre, Terrorismo... sabe da capacidade do ator negro americano Samuel L. Jackson de criar personagens negros opressores de forma tão magistração e dialética, usando técnicas de distanciamento bresthiano que desconstrói de um jeito não maniqueísta a ideia de que todo negro e essencialmente bom.
Samuel, como Osie Davis são atores negros militantes com convivência estreita e luta lado a lado com os panteras negras, Luther KIng...

Por favor, nem sei se Anita sabe atuar, mesmo que saiba, são poucos os atores e atrizes brasileiras que podem sequer serem pensadas serem comparadas a um Samuel o Viola Davis. Mas se é pra usar Anita pra dar credibilidade e simpatia a uma pm de upp, seria mais racional e mais barato dar umas 10 horas de bronzeado artificlal na Juliana Paes, pra fazer o papel, já que ela além de ter comprovadamente algum talento é uma branca com a pela mais fácil de ser empretejada.

Em fim, pode ser que Anita surpreenda e se revele uma atriz talentosa e surpreendente e fazer da sua personagem um pm inesquecível, mas ela é um jovem branca, com certo talento como cantora, mas politicamente burra e alienada.

Quanto melhor ela fizer seu papel de pm de upp, pior pra que vive e sofre e morre sob a opressão das upps nas favelas na realidade.

Capaz que com o mesmo talento que ela emprestou sua voz e sua bunda pra dar credibilidade a personagem Malandra do clip, Vai Malandra, ela empreste sua voz e suas mãos pra portar uma pistola, um 762 pra dar credibilidade a sua pm de upp.
Que que as compas feministas negras e brancas mais menos radicais que defenderam anita por causa o clip, vai malandra, vão dizer agora... como compas negro, militante que também defendeu-a quero saber...
7/2 às 5:44 ·

MAS DUDA FOI A PRIMEIRA MENINA NEGRA FAVELADA MORTA COM UMA BOLA NAS MÃOS E NOS SONHOS...

É preciso no entanto dar destaque especial a morte da menina negra Duda, de treze anos, mesma idade do Jeremias enquanto treinava na quadra da Escola Daniel Piza em Acari. Duda era ótima praticante de varias modalidades esportivas, com varia medalhas conquistadas e se preparava para participar de mais uma competição da basquete.

Paradoxalmente a medida que as meninas de favela vão conquistando mais tempo e espaço nas áreas ao ar livre das favelas, diminuindo a hegemonia masculina que dominam os campos e quadras das favelas, também vão expondo mais aos riscos de praticar esportes nas favelas, seja por lazer seja por sonho de se tornar uma atleta profissional.

Pode-se argumentar que a construção de equipamentos esportivos fechados solucionariam o problema principalmente se fossem blindados com a superargamaça que o prefeito crivela prometeu e nunca cumpriu.
Mas o problema é que pode-se blindar escolas, creches, postos de saúde, centros culturais esportivos polivalentes mas não se pode blindar as ruas becos e vielas por onde as pessoas circulam pra ir pro trabalho, pra escola, pra os centros culturais.

As rua, praças, becos e viela das favelas são mais da policia e dos meninos do tráfico, que também são moradores que dos moradores, principalmente das crianças e adolescentes.

Pode mais na favela hoje quem porta um fuzil e veste um colete a prova de balas, seja policia ou bandido,e não quem porta um berimbau, veste uma calça de algodão ou porta uma bola e veste uma camisa de futebol.

Vive-se mais com com um fuzil nas mãos e um colete a prova de balas, seja bandido ou policia,

morre mais quem porta um berimbau e uma calça de algodão e traz na cintura um cordel de mestre ou aluno, morre mais quem porta um apito de um cronometro de treinador comunitário nas mãos ou uma bola e uma camisa de treino de aluno ou aluna de projetos de esportes nas favelas.

Assina esta postagem: deley de acari, poeta, animador social cultural e desportivo que atua há trinta anos no território em constante conflito armado que é a Favela de Acari.
7/2 às 10:00 ·

Vívi Sales, minha linda e brava guerreinha: Olhe bem nos olhos desses meninos das forças armadas. eles não tem nem coragem de olhar nos nossos olhos. De um bom dia pra eles, e vai ouvir um voz trêmula de um pós adolescente que não sabe se pode responder um bom dia a um morador ou não. Alguem com medo assim mal tem tino pra memória visual e reconhecer que já revistou ou não. É são esses bravos guerreiros que mandam pra cima da gente.
7/2 às 9:48 ·

OBSERVATÓRIO DAS ESCOLAS FECHADAS EM ÁRA DE CONFLITO CAUSADO INTERVENÇÃO DE AGENTES DE SEGURANÇA... RÁPIDO:

Primeira semana de aula. Dá alguém em cada complexo de favelas ir monitorando cada dia sem aula causado por intervenção de agentes de segurança, estadual ou federal. E acompanhar junto a pais e professores os danos causados ao rendimento escolar das crianças e a nível de trabalho das educadoras, tanto em creches quanto nas escolas estaduais e municipais.

Parece que o prefeito acaba de fazer um acordo vantajoso com a associação de creches conveniadas, mais grana parece.

Como é dever do estado garantir escola de qualidade para a estudantada e um outro nível de estado vive causado danos a essa qualidade, cabe aos pais, alunos, professores, processar o estado que causa os danos e o estado que deveria propiciar esse ensino de qualidade não o faz ou se omite. no caso do estado estado, que oferece universidade e escola de segundo graus publica e ele mesmo causa danos a qualidade do próprio ensino que ele oferece, pior ainda. acho que nesses casos todos, cabe inclusive habeas corpus preventivo. fala ai zacone, mano véio, você que é da área.
Gosto
Comentar
Partilhar7/2 às 5:08 ·

JEREMIAS NÃO É O PRIMEIRO, NEM SERÁ O ULTIMO MENINO MORTO COM A BOLA NOS PÉS, OU NOS SONHOS...

A mãe do Jeremias disse que ele foi baleado quando estava jogando bola. A bola, hoje em dia, é a ferramenta que da forma aos sonhos de todo menino negro de favela na idade dele,13 anos.

Ele não foi o primeiro nem o ultimo menino negro de favela a ser baleado e morto em meio a uma operação policial. Na própria Maré, o pequeno matheuzinho, era aluno de um projeto social e de uma escolinha de futebol.

Há uns três anos um menino, de 11 anos, acho, foi baleado e morto em meio a uma troca de tiros entre policia e assaltantes quando ia pro treino de futsal em bangu, no Bangu AC.

Em 1995 em Acari, um menino de 15 anos promissor meia atacante da Escolinha do Botafogo foi morto por pms do 9bpm numa chacina.

Há cerca de três anos, dois irmãos alunos meu da escolinha de futebol que coordeno em Acari quase foram mortos depois da explosão de uma granada caseira, deixada perto de sua casa.

Há mais ou menos três anos, eu mesmo fiquei acuado com mais 36 meninos, entre os vão de uma arquibancada do campo de Acari, enquanto pms atiravam na nossa direção tentando acertar um vigia que passou correndo, desarmado só com o radinho na mão. Nossos corpos ficaram salpicados de estilhaços de cimento e marquinhas de sangue de pedrinhas que voavam do concreto e nos atingia com balas de chumbinho.
7/2 às 4:50 ·

PORQUE ANITA NÃO É SAMUEL L. JACKSON...

Lí em algum lugar, acho que n'O Globo que Anita aceitou fazer papel de uma pm de uma UPP que acredita estar prestando um bom serviço pra sociedade. Mas se decepciona depois da morte de um colega de farda. Mesmo assim continua na policia.

Duns tempos pra cá a Globo vem usando sua linha de cultura e arte pra salvar a imagem de o próprio corpo que projeta a imagem. Foi assim com Paola Oliveira fazendo um tenente do Batalhão de Cães/Choque, um das corporações militares mais cruéis e assassinas da policia brasileira.

Ainda precisamos descobrir porque a globo defende tanto as upps, que seus próprios idealizadores consideram um projeto falido.
Defende tanto que resolveu aproveitar a popularidade da cantora Anita pra protagonizar uma minissérie, mais uma chapa branca pra tentar salvar uma politica de segurança publica civil/militar/penal/extrajudicial.

Quem viu DJango Livre, Terrorismo... sabe da capacidade do ator negro americano Samuel L. Jackson de criar personagens negros opressores de forma tão magistração e dialética, usando técnicas de distanciamento bresthiano que desconstrói de um jeito não maniqueísta a ideia de que todo negro e essencialmente bom.
Samuel, como Osie Davis são atores negros militantes com convivência estreita e luta lado a lado com os panteras negras, Luther KIng...

Por favor, nem sei se Anita sabe atuar, mesmo que saiba, são poucos os atores e atrizes brasileiras que podem sequer serem pensadas serem comparadas a um Samuel o Viola Davis. Mas se é pra usar Anita pra dar credibilidade e simpatia a uma pm de upp, seria mais racional e mais barato dar umas 10 horas de bronzeado artificlal na Juliana Paes, pra fazer o papel, já que ela além de ter comprovadamente algum talento é uma branca com a pela mais fácil de ser empretejada.

Em fim, pode ser que Anita surpreenda e se revele uma atriz talentosa e surpreendente e fazer da sua personagem um pm inesquecível, mas ela é um jovem branca, com certo talento como cantora, mas politicamente burra e alienada.

Quanto melhor ela fizer seu papel de pm de upp, pior pra que vive e sofre e morre sob a opressão das upps nas favelas na realidade.

Capaz que com o mesmo talento que ela emprestou sua voz e sua bunda pra dar credibilidade a personagem Malandra do clip, Vai Malandra, ela empreste sua voz e suas mãos pra portar uma pistola, um 762 pra dar credibilidade a sua pm de upp.
Que que as compas feministas negras e brancas mais menos radicais que defenderam anita por causa o clip, vai malandra, vão dizer agora... como compas negro, militante que também defendeu-a quero saber...
6/2 às 20:39 ·

# NEM UM JEREMIAS A MAIS, PORRA!

Que palhaçada é essa de 4 pms sequestrados na Nova Holanda Bráz? Quem plantou essa caozada pra seus pilas invadirem a NH? Cade os pilas sequestrados? Deu no que deu, um menino morto por seus pilas. Tem que fechar a brasil, amarela, vermelha, mesmo! Quebra,quebra,quebra, VAI MORRÊ PULIÇA,VAI MORRÊ PULIÇA!
    6/2 às 5:56 ·

    ACARI:QUERO MEUS TIROS DE VOLTA!
    Ouvi muitos tiros bem próximo daqui por volta das 3 da manhã. Acordei assustado pensando que estava em Acari. Fui a janela mas fiquei com meso de abrir, puxei a cortina e ví as luzes do porto e da orla da praia embaçadas pelo vidro da janeila.Não consegui dormir mais até agora. Vim bisbilhotar a net até clarear ir pra rodoviária e voltar pra Acari.
    Ontem uma vizinha que me empresta a kitinet, me disse que uma facção rival tá tentando tomar os morros que o TCP domina na Costa Verde, inclusive este. Ela acha que é questão de tempo, pode ser hoje, amanhã, mas vai ser.

    Já tava mesmo pensando e voltar pra Acari, por causa da febre amarela que teve o primeiro caso aqui e eu ainda não me vacinei.

    Por outro lado, pra ouvir tiroteios aqui e saber de jovens mortos, parece que já teve um pm, também...

    Acari: quero os "meus" tiroteios de volta Parafraseando o velho poeta no exilio que um dia escreveu: as aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá, eu penso: os 762 que aqui trovejam como os de lá.

    Além do mais ser Deley de Acari, numa favela prestes a dominada pelo CV pode não ser uma boa ideia. Mesmo sendo um Defenders e estando há 180 km do Acari do TCP.A

    Tá certo que Todo Certo Prevalece... mas não morto.

    5/2 às 7:23 ·

TIROS EM ACARI:LONGE DOS OUVIDOS, DENTRO DO CORAÇÃO!
Seis e meia da manhã. Estou há 180 km de distância e 2h30 de ônibus de Acari. Miles Davis rola no som tocando Concerto Para Arrejuez, arrumo algumas roupas na mochila, pra voltar pra favela, quando o telefone toca. É minha vizinha, dublê de guardiã. Já saiu? num vem não, muito tiros e fogos, os meninos correndo na rua, deve ser muita policia. peço pra ela bater na minha porta, ver se minha irmã já saiu pro médico. ela disse que viu minha irmã sair uns 20 minutos antes da policia chegar. Jogo a mochila na cama, deito e choro, abro janela e vejo a chuva fina lá fora, a praia lá embaixo, estou numa favela duma cidade da costa verde, esta deserta e o mar de um prata&chumbo,ainda esta meio escuro e o mar reflete as luzes do porto e das cabines dos navios cargueiros fundiados ao largo. Minha vizinha me liga novamente e pede pra eu escutar, tiro sequenciados de 762 e postolas. Bem aqui embaixo do nosso prédio. Assim que calmar vou ver se sua irmã tá no posto, dai te ligo. Só consigo dizer:valeu,dona... tá de boa!
Tiros em Acari: estou há 180 km e há 2h30 de Acari ... Tiros longe dos ouvidos, mas dentro do coração.
Moradores descem até a pracinha pra pegar a van pra descerem pro trabalho. Na parede, atrás da guarita uma inscrição: TCP, Todo Certo Prevalece.
Boto Miles pra tocar de novo, enxugo as lágrimas, saindo do facebook, ver o e-mail, se tem resposta de compas que defensores que conheci em Dublin, na Plataforma da FrontLine, saber se vão ao fórum das águas ou ao fórum social mundial.
Cumprindo meu protocolo emergencial de segurança, com a FrontLine, JG e Anistia a me proteger. Que Yemanjá proteja os moradores de Acari e principalmente minha irmã, mesmo ela sendo evangélica! Amém, aleluia... ODOYÁ!
2/2 às 18:23 ·

A GUERRA DE JULGMANN É RACISTA INSTUCIONAL E NEOLIBERAL...

Segundo o Globo, registros de "homicídio decorrente de intervenção policial"/auto de resistência, dão conta de 66 mortes em Janeiro de 2018, 48 são negras ou pardas, 4 brancas e 14 não tiveram a cor declarada.

Na matéria do globo, de hoje, em fim duas vozes que representam com legitimidade a CDD, Vivi Sales e Paulo Lins que assina um texto brilhante e doloroso. Ele não diz o que vou dizer com todas as letras mas nos leva a entender o porque e pra que essa guerra toda. O Crime Mundial e brasileiro é neoliberal e racista, assim como o estado também o é.

Não tenho os dados sobre a morte de policiais civis e militares em confronto, os mortos em dias de folga, não valem, aqui, talvez não passe de dez. pensando neste mesmo período de janeiro de 2018. Infelizmente as autoridades não costumam divulgar a raça dos policiais mortos, não muito provavelmente a maioria são negros, pardos e quase tão jovens quanto 66 traficantes que seus companheiros de farda mataram.
2/2 às 9:14 ·

DE VOLTA AO BLOG DELEY DE ACARI...

Estou voltando a publicar no meu blog deleydeacari.blogspot. com. Time Line de facebook não é lugar pra textos autorais que são confundidos com textos e deixados de lado pra ler depois e nunca são lídos. Bem possível que o primeiro da volta seja: O QUE ME LEMBRO DA CAMARADA LÉLIA GONZALEZ. Um outro uma continuação do conto "PAI CONTRA MÃE. de Machado de Assis, transformando a personagem Arminda, que aborta ao ser recapurada grávida. Nessa continuação Arminda vira protagonista e forma uma malta pra sequestrar e libertar escravas amas de leite e levas para um quilombo.

Na cabeça e no coração: um encontro entre luiza mahin e as revoltosas do quilombo de Manoel congo, que fazem um reflexão crítica da revolta dos males da sabina, e da propría revolta nas fazendas de café do sul fluminense. e a história de três meninas negras que estão num roncó fazendo obrigação de 5 anos de santo, portanto não podem ter relações sexuais até acabar a obrigação mas sofrem tentativa de estupro por parte de um capataz. ao ser agarrada uma deles recebe sua nikise agride violentamente os homens e fogem pra um quilombo e forma uma malta. esta estória voltada pra meninas adolescente negras deve virar um game antimachista, sexista e antimonoteocracia.

Deu pra ver que só marquetingue do blog já deu um textão.

Por enquanto o blog só tem acho que 75 seguidores, nada a comparar com os 4.980 e poucos amigos do face.
Quem quiser ler os textos, vai lá no blog deleydeacari. blogspot. com que não vou fazer link não,tá?
2 de Fevereiro de 2017 ·

OUTRAS PALAVRAS FÊMEAS:

No ultimo domingo, 29 de Janeiro, durante o Cachasarau Torresmo A Milanesa+ Feira Tropicana, tivemos a bela e brilhante perfomance da Poeta Jurema Araujo, cría do Complexo de Acari declamando poemas de seu livro PALAVRAS FÊMEAS que deve se lançado em Julho de este ano. De acordo com o regulamento do Cachasarau, o ou a poeta convidadx tem meia hora pra dizer seus poetas, e um músico convidado, idem. Não tem cachê, o cachê na verdade é pra o povo da platéia: quem lê um poema, canta uma música, da cambalhota, faz polidance, tem direito a uma dose de pínga da boa. Desta vez foi caninha da roça curtida no cravo. Deu muita onda e o povo reclamou. A proxíma vai ser cana de mínas curtida na siriguéla, frutinha do nordeste, no momento vendida á balde nas ruas do Rio, por uns manos e manas baianos.

Daqui até 8 de Março, dia Internacional da Mulher, questionado pelo puto velho e inesquecível Vitor Giannoti estarão sendo publicados poemas e contos de outras poetas negras e brancas, pouco acessíveis ao grande e pequenos públicos. Mas que agora, estão mais alcançaveis, na biblioteca que a familia de poeta e ativista revolucionária feminista doou para o CCPD.

Outras PALAVRAS FÊMEAS tão belas e talentosas quanto a de Jurema Araujo que já tiveram a sorte de serem púbricadas em livro

Dois, ou três poemas de cada poeta estarão sendo postados, na pagina do Negrícia, Poesia e Arte de Crioulo, aqui mesmo no face.

Os livros estão a disposição para empréstimo. O custo é doar um livro pra biblioteca e de repente ficar pegadx aqui no CCPD umas duas horas ajudando a catalogar os cerca de 200 livros de nosso acervo.

Aguardem o próximo Cachasau Torresmo a Milanesa e a próximo Feira Tropicana. Enquanto isso, vão curtindo os poemas e nos visitando aqui em Acari.

Contata a gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário