sábado, 10 de fevereiro de 2018

DEPOIS DE SDUBLIN 3


17/1 às 20:57 ·

QUE OPRAH O QUÊ?

Até agora eu não tinha dado pitaco sobre o discurso, não vou adjetiva-lo, nem desadjetiva-lo. Não que não tenha nada a dizer sobre ele, vou dizer agora, mas andava ligado em coisas mais importantes, muita "costura pra entregar" em cima da minha velha singer a pedal.

Dei uma paradinha pra fazer xixi, e tomar um café, tenho sim um tempinho, pra "tricotar" antes de voltar pra costura.

Mas não pra falar sobre o discurso dela, na entrega do Globo de Ouro.

Dona Oprah é a mulher negra mais rica e poderosa do mundo, não é isso? Parelha a ela, tem em Angola, D. Isabel dos Santos, a mulher mais rica da África. As duas, pelo menos, enquanto Michele Obama, era primeira-dama, formavam o trío das três mulheres negras mais poderosas do mundo.

Antes de comentar e elogiar D. Oprah por seu discurso no GO quero ler e elogiar o discurso mobilizador que ela fez quando as 300 meninas nigerianas foram sequestradas e estupradas pelo BOKO HARAN, o dela e de Madame Obama? Alguem tem pra eu ler? Não/ será que elas ficaram caladas?

Ah: e aqueles que elas fizeram quando aquela barca naufragou com centenas de homens, mulheres, e criança, mas mulheres do norte da áfrica, matando-as afogadas?

Alguém tem pra eu ler? quero elogiar,pô! ninguém tem? será que elas não fizeram? nem souberam? Mana, como é que as mulheres negras mais poderosas do mundo, nem aí, pra o que fazem de ruim de mal pra maioria das mulheres negras, na diáspora e na africa?

Pelo menos elas disseram algumas coisa sobre o martírio das milhões de mulheres haitianas, bem ali, pertinho de Miami? nem sobre as milhões de meninas mulheres congolesas e da áfrica islamizada que valem menos que um cabra prenha pros seus países?

Ah! nada,nada?
Então com todo respeito a D. Oprah,Madame Obama, Isabel dos Santos, com todo poder do mundo que vocês tem como mulheres negras mais poderosas do mundo, vocês não me representam.
Dá licença que vou voltar a minha velha maquina Singer preta com letrinhas douradas de costura de costurar e singir palavras.
Mas antes, quero dizer que como defensor convicto de UM SOCIEDADE REGIDA POR UM AFROMATRIARCADO POLÍANDRICO me sinto representado por mulheres negras sim. Pra falar só das três que sinto representar por elas hoje,por conta do papel e funções que exercem na sociedade brasileira hoje, as mulheres negras mais poderosas que exercem poder soberanas sobre mim: Ruth de Souza, grande e eterna dama do teatro, tv, Conceição Evaristo poeta, filosofa yabá e Jurema Werneck, Secretária Executiva Nacional da Anistias internacional no Brasil.

Ó! PRA MIM É, TA? , .
16/1 às 15:47 ·

D.EDMÉIA@MÃES DE ACARI,MAS JAMAIS ESQUECER DA IRMÃ MARLÍ:

Dizem que a avó é nossa 2ª mãe. Eu acho que avó esta acima, não se compara. A 2ª mãe, mesmo de todos nós, é nossa irmã mais velha! Minha irmã, Delma, mais velha que eu, dois anos, hoje depende muito de mim, mas até os 9 anos de idade, até ela ter forte congestão intestinal que lhe causou uma epilepsia, que fragilizou sua saúde, ela era minha defensora nas brigas, a primeira goiaba no pé que ela pegava era pra mim, a primeira fatia de melancia catada no meio do cafezal era minha, a primeira aula de pipa e gude com mamona seca foi ela que deu, a primeira navegação no laguinho com um barquinho de graveto e madeira, foi ela que me guiou.

Ela que me pôs o apelido de Bidu, e eu a chamava de Táta!

Quando Marlí de Belford Roxo, ganhou evidencia nacional ao lutar por justiça, contra a morte de seu irmão. Eu escrevi um poema Ode de 48 paginas em homenagem a ela e a minha irmã.
Infelizmente esse foi um dos poemas, mais de 400 poemas meus queimados por meu padrasto, antes dele ter sido expulso da favela, depois ter tentando estuprar minha irmã depois a morte da minha mãe.

Neste dia 15, quando eu e Buba, fizemos e textos diferentes uma homenagem a D. Edméia e a outras mães de Acari, pensei também em lembrar e homenager Marli de Belford Roxo. (texto em anexo) e lembrar também da Beth do Caju, que conhecemos no anos 2000 lutando por justiça com relação ao assassinato de seu irmão. Queria postar o poema, mas como não o tenho de memória. copiei e colei um texto sobre Marli. Meninas pretas faveladas guerreiras como Buba Aguiar, Monique Cruz, Gisele Martins, Natane, Raquel Barros, Glaucia Marinho, que não tem filhos, mas defendem seus amigos, namorados, compas de luta, como uma irmã defende seu mano, como se fosse sua 2gunda mãe. Meninas pretas faveladas guerreiras com oJéssica Yalodê, lutam por justiça no caso assassinato de seus irmãos de sangue como uma 2gunda mãe.
Espero que essas meninas pretas guerreiras faveladas se sintam homenageadas como irmãs guerreiras defensoras de seus manos, mesmo que manos de afeto e afinidade e luta, como minha irmã foi pra mim e como Marli foi pro seu irmão.

Marli Pereira Soares nasceu no Rio de Janeiro, na favela Praia do Pinto, no dia 25 de outubro de 1954. Trabalhou como empregada doméstica e aos 12 anos viu a favela onde morava com seus pais ser incendiada criminosamente. Ficou conhecida como "Marli Coragem" porque no dia 12 de outubro de 1979, ela testemunhou o assassinato de seu irmão, Paulo, pela polícia militar. E ela não se calou. Na madrugada do dia seguinte, junto com seu pai, ela foi na delegacia de Belford Roxo, na Baixada Fluminense fazer a sua denúncia.

O delegado Jairo Campos foi quem os atendeu e os acompanhou até o 20º Batalhão, da mesma área. Marli deixou claro que a polícia tinha invadido a casa onde ela morava com seus parentes duas vezes e numa delas, ocorreu o assassinato de seu irmão. Enquanto estava no quartel, ela viu três dos policiais militares que tinham invadido sua casa e reconheceu um dos assassinos de seu irmão. Esse dia foi o primeiro de sua longa jornada por justiça, porque Marli precisou ir mais 30 vezes na delegacia fazer reconhecimentos, até que passou a ir todos os dias e por isso não conseguia mais emprego e sua subsistência passou a ser decorrente da cobertura que a impressa deu ao caso.

MARLI DE BELFORD ROXO, MULHER PRETA IRMÃ GUERREIRA DEFEENSORA DE SEU IRMÃO!

Marli, em plena Ditadura Militar, enfrentou a Polícia que sequestrou e matou seu irmão. Cobrou justiça e no dia 12 de maio de 1980, foi decretada a prisão preventiva dos cinco assassinos de Paulo, irmão de Marli. Mas pelas informações que encontrei, apenas um foi preso de fato e em quatro anos foi solto. O advogado da família teve apoio da OAB e a cobertura da impressa foi tão grande que até mesmo o "presidente" se manifestou através de seu porta voz dando apoio a Marli e sua busca pela justiça.

A pressão, as ameaças e o medo continuaram constantes na vida de Marli e ela se manteve escondida por muito tempo em decorrência disso, mas isso não impediu, que anos mais tarde, seu filho Sandro, de 15 anos, ser assassinado pela polícia.

Desde então seu paradeiro é desconhecido, mas seu nome sobrevive na memória das várias pessoas que lutam contra o genocídio da juventude negra e contra os abusos de poder da polícia.

Infelizmente não tenho acesso ao livro "Marli Mulher: tenho pavor de barata, de polícia não" que conta com detalhes a jornada dela pela justiça.
15/1 às 10:16 ·

3-VE SE FICA VIVA,TÁ?

Se a ditadura e ditadura tinha suas mágicas de fazer desparecer corpos, nunca conseguiu fazer com que os que fez desaparecer fisicamente desaparesessem das nossas memórias.

As Mães de Acari, foi o grupo de resistência, contra a violência e o extermínio, mais importante depois da ditadura, tão importante quanto o Tortura Nunca Mais.

A Mães de Acari lutaram e lutam ainda o tempo todo não só pela justiça no caso da chacina de seus filhos, mas também pra que eles ficassem eternamente vivo, se não na memória da comunidade donde eram crias, pelo menos de suas famílias.

Tres das mães de acari, mais atuantes já morreram. D. Edméia, há 25 anos, Marilene e Véra, nem eu mesmo, me lembro mais a data da morte delas.
Luto com minha própria mente cada vez mais velha e cansada, pra que não desaparecem da minha memória e não morram agora no meu coração.

As vezes esqueço que há mães de acari vivas, que vão vivendo duramente sofridamente, lutando com suas saúdes abaladas,contra a morte física e contra a morte simbólica pelo esquecimento.

Ontem, vindo da feira, pra casa, passei na frente das casas de pelo menos seis mães de famílias que tiveram seus filhos e filhas mortas pelas policia. nos últimos 3 anos.

Uma dela, mãe de 14 filhos e vó de 40 netos, teve duas filhas mortas pela policia por bala perdida. Uma, há cerca de 20 anos gravida, outra há uns dois anos também gravida.

Quando estávamos fazendo o relatório VOCE MATOU MEU FILHO, da Anistia, perguntei se ela poderia dar depoimento. dizeno a ela que outras cinco mães já haviam concordado
Claro, ela respondeu, nós somos as NOVAS MÃES DE ACARI,NÃO SOMOS?
12/1 às 18:57 ·

SOBRE A MORTE DO DELEGADO NO JACAREZINHO...

Estou falando na minha linha de tempo pra evitar caozada depois comigo. Sou uma pessoa pública, minhas amigas e amigos no face bateu 5000 mil, tem gente pedindo pra entrar e eu não tenho "coragem" de ripar ninguém, mesmo gente que não sei quem é.

Mas tenho coragem pra dizer que tenho pelo menos dois amigos policias civil, compas de esquerda, gente séria, dois desembargadores/juizes de direito.
E pelo menos 4 coroneis da pm, também de esquerda, séria que não sei porque entraram pra pm, mas já que estão... nunca perguntei, nunca questionei, como nunca me perguntaram nada de Acari, sei que voces me entendem, e sabem que nunca diria nada pra eles, e nunca lhes pedi que intervissem ou comprassem qual barulho de direitos humanos em Acari.
PAPO RETO: Policia morrer em confronto, é acidente de trabalho. Como é acidente de trabalho também, um policia balear um morador, sem querer. Se ele for um policial decente, correto, tem que assumir o erro e as consequencias dele. Mas a gente sabe que quase sempre, não é assim, embora recentemente, alguns policiais, tenham assumido seus erros.

A gente não pode ter memória curta, e esquecer que bem recentemente, um policial da CORE foi morto na mesma comunidade, chegou a circular a informação que teria sido morto pelos próprios colegas, como queima de arquivo, isso publicado num tal "jornal folha penitenciaria.'" mas não se falou mais nisso e rapidinho foram presos dos suspeitos da morte do policial Bruno.

Na cadeia, e a giria da cadeia, brota logo no dicionario da favela, preso que assume a culpa da morte de outro preso pra culpa não cair na conta do presidente da cadeia é chamado de ROBÕ.

Vai vendo aí se não vão aparecer outros robos, vivos ou mortos, agora também.

De qualquer forma, morto pelos robos mesmo ou não, a morte do policial Bruno, desencadeou a operaçao vingança, em vigor, nas policias, seguindo o código judeusionista, "olho por olho, dente por dente."
No caso da morte de pms, a conta costuma ser, 10 moradores mortos, bandidos ou inocentes por pm morto, 10 X 1.

No caso de policial civil é 20 moradores, bandidos ou inocentes por um p. morto, essa cota pode almentar em caso de patente alta, como agora. 20 x 1.

Se a regra não mudou os moradores do jacarezinho e manguinhos já podem abrir também os dedos dos pés, porque vão ter que contar mais de 10 cadaveres.

Não podemos esquecer também, que a morte de um delegado de policia ,ou oficial graduado da pm, numa favela, agora, logo no inicio de 2018 é tudo que o governador Pezão, queria e precisa, pra pedir exército, marinha, aeronautica, exercito da salvação submarino americano em mais o gasto de um milhão por dia, pra sustentar a operação vingança, judaicasionistamillitara e ajudar a levantar a pipa do PMDB no Rio que não sobe nem com tempestade.
EM TEMPO; AGORA A CAMPANHA DO BOLSNARO DETONA.
POR FIM: não sei que é o delegado que morreu, se era"bom" ou se era "mal" ou "mau",.
Minha sincera solidariedade ao meus amigos da policia civil, eles sabem que lamento por eles e sou sincero.
11/1 às 18:50 ·

PODE ATÉ MUDAR, MAS NESSE MOMENTO, SÓ TRISTEZA, DEPRESSÃO E DESVONTADE POLITICA...

2018 conseguimos federar pelo menos 4 meninos, entre 7 é 15 anos num grande clube brasileiro, se sairam muito em, tres foram campeões em suas categorias os outros chegaram ate a finais e semi-finais aviados com melhores jogadores.
De nada valeria o que fizemos como treinadores, as vezes interrompendo a preparação na favela em baixo de tiros, se não fosse a dedicação e o talento de nosso pequenos craques e o empenho de suas mães pais.

O sucesso deles, nos animou a planejar um inicio de temporada de 2018 com mais apuro pra dar chances a outros meninos, e agora meninas, com o projeto de rugby e handebol feminino.

Semana que vem começam as reapresentações e avaliações nos clubes e ja era pra ter começado o projeto com ass meninas, mesmo ainda sem a bolas de rugby doadas poe um amado compas da inglatrra que ainda estão presas burocraticamente no correio.
Infelizmente as seguidas operações policiais impediram o começo do que foi planejado afetando inclusive a preparação dos meninos que vão pros clubes e o começo do trabalho om as meninas.
Não sei se lá em Acari, vai haver condições de começar alguma coisa, se ai haver operação, muio chuva.
nosso espaço de treino é ao ar livre, numa boa quadra, mas num ponto da favela onde costuma haver confrontos e tiros.

Nesse momento o que se encontra baleada e agonizante é minha esperança de dias melhores. amanhá chegando em Acari, até pode mudar, mas nesse momento é sou SÓ TRISTEZA DEPRESSÃO PROFUNDA E DESVONTADE POLITICA! E NENHUMA ESPERANÇA COM OUTRO ACARI QUE NÃO ESSE!
11/1 às 18:10 ·

NOSSA EDUCAÇAO 2018 NÃO PODE SER PIOR DA QUE PASSOU:
CAMARADA SECRETÁRIO CESÁR BEIJAMIN, ESTE ANO VAI SE IGUAL AQUELE QUE PASSOU?

Caro, Camarada Cesar
Ontem teve operação do BOPE em Acari. De manhã fui na banca de jornal fiquei filando jornal e por mim passou três professoras que vieram transferidas pra uma escola de reconhecida qualidade no bairro e sobre a qual tiveram ótimas referencias. Elas pararam no jornaleiro e perguntaram se era sempre assim.
O jornaleiro perguntou assim como, com policia? Umas duas três vezes por mês, só.
Uma delas perguntou se a escola onde a Duda foi baleada era perto...
Antes do jornaleiro responder eu intervi e disse que não, que era há uns dois quilômetros daqui daqui.
A outra professora: ainda bem, né? A gente vai dar aula aqui.
Acho que foram embora respirando aliviadas. E se eu disse pra elas, que em menos de dois anos duas meninas, da escola onde elas pensam e dar aula foram baleadas na saída da escola em operações policiais? Que u sou treinador de futebol, e naquela hora não estava dando treino, por causa da operação policial?
Camarada Secretário: Daqui á pouco menos de 3 meses faz um ano que a menina Duda foi baleada e morta, num escola aqui no Complexo de Acari. O trauma coletivo que causou a morte de nossa pequena moradora e estudante, provocou da parte de vocês, autoridades, promessas de blindagem das escolas em situação de risco, treinamento de sobrevivência em situação de risco extremo dado pela Cruz Vermelha, e formas de compensação pra os dias sem aulas. Não sei se o senhor se lembra, Acari, foi a região que teve mais tempo com escolas fechadas em 2017.
E a UNICEF publicou um documento afirmando que crianças que estudam em situação de risco continuado tem suas habilidades de aprendizagem afetadas.

Caro Secretário, pelo começo de ano, 2018, que temos aqui com tantas operações policiais e sabendo que em sendo ano eleitoral, mega operações policiais mais freqüentes e mais violentas costumam servir de ótimas alavancas pra elevar os índices de aprovação governantes e parlamentares com altas rejeições nas pesquisas, e que não tem nenhum escrúpulo ou pudor em pena de por a vida do povo favelado em risco, desde que melhorem seus I”BOPEs com seu eleitores do asfalto.

Não lhe parece que as graves situações que nossas escolas publicas municipais foram expostas em 2017, não só vão continuar iguais, mas tendem a ser pior, o senhor não acha que, ainda há tempo pra que nossas comunidades escolares muncipais, principalmente as que ficam em áreas de risco, a não ser que nós das comunidades escolares( estudantes, pais, professores, lideranças comunitárias) façamos algo que estiver ao nosso alcance, pra que 2018, pra nossa educação municipal não seja pior e muito pelo contrario, bem melhor que qualquer outro ano?
Já sofremos muito, muitos, e jovens se perderam no caminho, só nos resta aprender. Mais ou menos assim que cantou Beto Guedes, que na próxima, carta postagem vou transcrever a letra toda e sugestões mais objetivas.

Feliz ano novo, Camarada!
Saudações Comunistas!

ACHÉ, AMOR LIVRE E LUTA!
Deley de Acari, poeta, ex-animador cultural da SME
Integrante do Coletivo Fala Acari.
Gosto
Mostrar mais reações
Comentar
Partilhar
1410/1 ·

SEUS FILHOS DA PUTA: NÃO TEM NENHUM FAVELADO BALEADO HOJE COM OS MIOLOS PRA FORA NA PRIMEIRA CAPA ENTÃO BOTAM O ADRIANO NA BOLA? MALUCO É MANEIRO, GENTE BOA NÃO PREJUDICA NINGUEM. TEM DINHEIRO PRA CARALHO MAS NÃO ABANDONA A FAVELA.

NÃO SOU CAGUETA NÃO PUTADA, COMIGO TÁ TRANQUILO. MAS ALGUM DIA UM DEDO NERVOSO VAI FAZER UMA LISTA DE JORNALISTAS QUE PEDIAM POR FAVOR PRA FAZER MATERIA NA FAVELA, MANDAVA O MOTORISTA NA BOCA COMPRAR SEU CAFÉ NO SAPATINHO E DUNS TEMPOS GANHOU DESTAQUE E EMPREGO BOM EM GRANDE TV E ATÉ CASOU COM POLICIA. E JOGAR NO VENTILADOR.
10/1 ·

PROS CÃES VIRA-LATAS DA FAVELA A NOITE TODO GATO E GATAS SÃO PARDAS MAS SÃO GATOS, PROS CÃES DA POLICIA QUE INVADE A FAVELA DE MADRUGADA TODO E TODA MORADOR É UM ALVO SEJA BANDIDO TRABALHADORA OU TRABALHADOR QUE SAI PRA LABUTA, OU MAIS-VELHA OU MAIS VELHA QUE JÁ TÁ NA FILA DA CLINICA DA FAMILIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário